Brasil |

Notícias

Veja abaixo as matérias mais recentes sobre a Novo Nordisk no Brasil.

Para notícias internacionais e outros materiais, como infográficos, fotos e vídeos sobre o diabetes e outras áreas terapêuticas, visite o site global da Novo Nordisk clicando aqui (em inglês).

 

Julho

NOVO NORDISK FAZ MUDANÇAS EM ESCRITÓRIO

(Exame.com – 29/07/2017)  

O novo endereço da farmacêutica tem lajes para ginástica laboral e também para reuniões informais. A mudança foi em abril de 2016, quando 150 dos 270 empregados da companhia ocuparam os 3.341 metros quadrados do último andar do edifício. Com amplas janelas e sem salas, há mais entrada de claridade. O consumo de energia elétrica caiu em 7% em relação ao local anterior. 

Leia a matéria na íntegra aqui

 

ESTUDO DEVOTE DEMONSTROU QUE TRESIBA® REDUZIU SIGNIFICATIVAMENTE AS TAXAS DE HIPOGLICEMIA GRAVE EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2

(A Diabetes e Eu - 16/07/2017) 

A Novo Nordisk acaba de anunciar os resultados primários do DEVOTE, o primeiro estudo randomizado, duplo-cego, que compara duas insulinas basais – Tresiba® (insulina degludeca 100 U/mL) e insulina glargina U100 – em adultos com diabetes tipo 2 com alto risco de doença cardiovascular (CV).

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

TRATAMENTOS COMBATEM A DIABETES E REDUZEM RISCO DE PROBLEMAS NO CORAÇÃO

(Diário de Pernambuco Online – 01/07/2017) 

Medicamentos com maior mecanismo de ação, atendimento personalizado e uma visão mais refinada sobre as complicações do diabetes. Reunidos durante cinco dias em San Diego, na Califórnia, mais de 16 mil médicos e pesquisadores de 112 países participaram da 77ª edição das Sessões Científicas da Associação Americana de Diabetes e apontaram um novo momento para o tratamento da doença que afeta 415 milhões de pessoas no planeta. [...]

Clique aqui para ler a matéria na íntegra

 

CONTRA O DIABETES E A FAVOR DO CORAÇÃO

(Correio Braziliense – 01/07/2017)

[...] Reunidos durante cinco dias em San Diego, na Califórnia, mais de 16 mil médicos e pesquisadores de 112 países participaram da 77º edição das sessões científicas da Associação Americana de Diabetes e apontaram um novo momento para o tratamento da doença que afeta 415 milhões pessoas no planeta. Um dos estudos, o DEVOTE, comparou duas insulinas basais - degludeca e glargina- durante dois anos em 7.637 pacientes adultos com diabetes tipo 2 e alto risco de doenças cardiovasculares.

Leia a matéria na íntegra aqui

Junho

PISTA NA LAJE

(Revista VOCÊ RH – edição junho) 

Na época em que os diretores da Novo Nordisk começaram a discutir sobre a mudança de escritório, decidiram ter ambientes que inspirassem as pessoas a cuidarem mais da saúde, além de uma decoração que facilitasse os funcionários a conversar entre si, sem receio de hierarquia. A mudança ocorreu em abril de 2016 e, dentre outros aspectos, o novo escritório conta com amplas janelas, proporcionando mais entrada de claridade. “Caso acabe a energia no escritório, temos a luz natural. Isso ajuda as pessoas a se sentirem bem”, afirma Moisés Marques, diretor de P&O (Pessoas e Organização).

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

NOVO NORDISK VAI OPERAR NO LIMITE DA CAPACIDADE

(Diário do Comércio MG - 23/06/2017)  

Mediante investimentos que giram entre R$30 milhões e R$50 milhões, a fábrica da Novo Nordisk, localizada em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, vai ampliar a produção em 10. Mais um prédio foi construído e novos equipamentos foram adquiridos com o objetivo de modernizar a produção. Ao todo, foram mais de 50 mil metros quadrados de expansão. A empresa atua em 77 países, sendo a fábrica do Brasil uma das mais modernas do grupo.

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

DIABETES QUATRO VEZES MAIS LETAL QUE AIDS

(O Estado de Minas – 24/06/2017)  

A doença é silenciosa – sem sintomas aparentes antes de o quadro se agravar – mas seu avanço preocupa a comunidade médica. Enquanto 5 milhões de pessoas perderam a vida em decorrência do diabetes em todo o mundo em 2014, 1,2 milhão de portadores do HIV morreram vítimas da Aids. E pior: cerca de 50% dos pacientes com diabetes nem sequer sabem que têm a doença, porque os sintomas são praticamente imperceptíveis.

Clique aqui para ler a matéria.

 

LUTA CONTRA O DIABETES EM UMA NOVA ERA

(Portal Uai – 25/06/2017)  

Estudo apresentado em congresso nos Estados Unidos mostra eficácia de medicamento que reduz a incidência de crises de hipoglicemia em pacientes graves. O DEVOTE comparou duas insulinas basais: o uso da degludeca e da glargina, durante dois anos, em 7. 637 pacientes adultos com diabetes tipo 2 com alto risco de doenças cardiovasculares. Destes, 303 eram brasileiros. Os resultados foram positivamente surpreendentes.

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

POR DENTRO DO DIABETES

(Jornal A Crítica – 25/06/2017) 

A incidência do diabetes cresceu nos últimos dez anos e hoje a doença afeta 6,9% da população brasileira, ou 13 milhões de pessoas, segundo a SBD. A Novo Nordisk divulgou os resultados preliminares de um estudo que compara duas insulinas basais – Tresiba® (insulina degludeca) e insulina glargina – em adultos com diabetes tipo 2 com alto risco de doença cardiovascular. Os resultados mostraram uma redução significativa na taxa de hipoglicemia grave (40%) e noturna (53%) com Tresiba® versus insulina glargina. 

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Maio

MONTES CLAROS – CELEBRANDO 10 ANOS, FÁBRICA DA NOVO NORDISK É REFERÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE E PERFORMANCE

(Jornal Montes Claros – 31/05/2017)  

[...] A história da fábrica de Montes Claros (MOC) teve início quando, em 2003, a Novo Nordisk adquiriu a Biobrás, a única fabricante de insulina no Brasil. A empresa expandiu a planta para 53 mil metros quadrados, equivalentes em tamanho a sete campos de futebol, modernizou equipamentos e otimizou linhas de produção. Hoje, MOC é a maior unidade de produção de insulina da América Latina e a maior fábrica da Novo Nordisk fora da Dinamarca, empregando cerca de 1.000 pessoas e sendo considerada referência mundial em performance.

Leia a matéria na íntegra aqui

 

VICTOZA PODE BENEFICIAR PACIENTES COM DIABETES TIPO 1, SUGERE ESTUDO

(TIA BETH - 08/05/2017)  

Uma meta-análise recente sugere que o receptor do agonista glucagon tipo peptídeo-1 (GLP-1RA) liraglutide (comercializado como Victoza) produz reduções modestas do níveis de HbA1c com perda significativa de peso bem como pequenas reduções de dose de insulina no diabetes tipo 1. Os resultados apresentados na reunião anual da Associação Americana de Endocrinologistas  Clínicos, destacaram uma redução de 3,16 mmol/ mol nas leituras de HbA1c após 12 semanas de tratamento com Victoza ou Saxenda.

Leia a matéria na íntegra aqui

 

LOUCO POR DOCES? SEU FÍGADO PODE SER O CULPADO

(Isto É Online– 02/05/2017)  

[...] Segundo o estudo conduzido pela Novo Nordisk foundation Center for Basic Metabolic Research, entidade sediada na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, “um hormônio chamado FGF21, que é secretado pelo fígado depois de comer doces pode determinar” quem é mais viciado nesses alimentos açucarados. De acordo com a pesquisa, divulgada na revista científica “Cell Metabolism”, quem possui certas variantes ou mutações do gene, acaba tendo uma chance maior de ser um grande consumidor de doces como balas, chocolates e sorvetes, em relação a outras pessoas e tendo uma maior dificuldade de resistir à tentação de comer esses alimentos.  

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Abril

7 ATIVIDADES FÍSICAS INDICADAS PARA PESSOAS COM HEMOFILIA

(Sport Life.com – 28/04/2017)

[...] Segundo o gerente médico da Novo Nordisk, Gabriel Fagundes, a hemofilia pode trazer limitações à vida das pessoas, mas com o tratamento adequado elas podem e devem levar uma vida ativa. Os exercícios atuam no condicionamento físico e no fortalecimento da musculatura, ajudando a diminuir a dor e os sangramentos nas articulações. Além disso, proporcionam mudanças positivas na qualidade de vida, como a melhora da disciplina, autoestima e concentração, o que é muito importante no dia a dia de paciente om condições crônicas.

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

COMO AGIR PARA REDUZIR O RISCO DE MORTE SÚBITA EM ATÉ 30%

(Jornal O Liberal – 18/04/2017) 

A prática regular de atividades físicas é considerada pelos especialistas uma das melhores formas de prevenção e controle de problemas de saúde, principalmente quando se trata de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, E o melhor: não é necessário ser um atleta de alta performance para receber esses benefícios. É o que demonstra um estudo recém publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

 

DIA MUNDIAL DA HEMOFILIA: CAMPANHA DESTACA MULHERES QUE LUTAM CONTRA A DOENÇA

(Rádio Nacional de Brasília - EBC 17/04/2017)  

No dia 17 de abril comemora-se o Dia Mundial da Hemofilia, uma condição genética hereditária que causa um distúrbio na coagulação do sangue. Este ano, a Campanha Heroínas da Verdade destaca o papel das mulheres que tem hemofilia ou cuidam de pessoas com a doença. Qual a importância do diagnóstico? Que atividades físicas são mais recomendadas? Para explicar mais sobre a doença, o Cotidiano desta segunda-feira (17) entrevistou o médico Gabriel Fagundes, que é gerente médico da Novo Nordisk, empresa de saúde responsável pela campanha.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

OBESOS TÊM 55% MAIS CHANCES DE DESENVOLVEREM DEPRESSÃO

(Gazeta Esportiva - 16/04/2017)

[...] Tanto a obesidade quanto a depressão podem acontecer a partir de alterações bioquímicas no cérebro em resposta ao estresse. Em pessoas com depressão, há níveis um pouco mais elevados do hormônio cortisol, que podem alterar as células de gordura e resultar em um aumento do acúmulo de gordura (principalmente abdominal) no corpo”, explica Rocio Riatto Della Coletta, Gerente Médica de Obesidade da Novo Nordisk. A médica explica que o oposto também pode acontecer.

Leia a matéria na íntegra aqui.

 

ATIVIDADES FÍSICAS DE BAIXO IMPACTO SÃO IDEAIS PARA HEMOFÍLICOS

(Catraca Livre Movimente-se - 13/04/2017) 

Gabriel Fagundes, gerente médico da Novo Nordisk, empresa global de saúde, reforça que, apesar de um terço das mulheres portadoras do gene da hemofilia apresentarem sangramentos ao logo da vida, a maioria convive com os sintomas sem receber o diagnóstico formal da doença. “É muito importante que as mulheres fiquem atentas e procurem um médico caso desconfiem de sangramentos sem motivo aparente – especialmente aquelas que desejem engravidar, para que contem com um acompanhamento especial durante o pré-natal e o parto”, afirma o médico.

Leia a matéria na íntegra aqui

 

Março

Novo Nordisk chega ao topo no tratamento de diabetes

(Valor econômico – 21/03/2017)

Após ter retomado a liderança no mercado brasileiro de insulinas no fim de 2015, a dinamarquesa Novo Nordisk acaba de alcançar outra marca: em janeiro, confirmou seu lugar no topo de um segmento ainda mais abrangente, o de diabetes, que envolve todos os tratamentos relacionado à doença. Com participação superior a 13%, a farmacêutica passou à frente de outros nomes de peso na área.

Leia o artigo na íntegra aqui.

 

Sete em cada 10 brasileiros são sedentários

(O Dia 11/03/2017)

[...] As atividades físicas também são fundamentais para o controle da obesidade, problema que já afeta milhões de pessoas em todo mundo e, atualmente, atinge 18% da população brasileira adulta. De acordo com a endocrinologista e gerente médica de obesidade da Novo Nordisk, Rocio Riatto Della Coletta, manter o organismo ativo é fundamental não só para o processo de perda de peso, mas especialmente para mantê-lo sob controle, grande dificuldade de quem passa pelo processo de emagrecimento.

Clique aqui para ler o artigo.

 

No ambiente corporativo, feminismo divide opiniões

(Estadão.com – 07/03/2017)

Simone Tcherniakovsky, diretora da Novo Nordisk Brasil – “As mulheres estão casa vez mais integradas ao ambiente corporativo e mais unidas do que antes. A crescente defesa do feminismo ajuda a dar voz e coragem na busca por igualdade, respeito e visibilidade no meio profissional. Ainda há um longo caminho pela frente até que o sexismo no ambiente corporativo deixe de existir, mas acredito que estamos cada vez mais próximos de chegar lá”.  

Clique aqui para ler a matéria.

 

Fevereiro

ATIVIDADE FÍSICA 1 VEZ NA SEMANA REDUZ EM ATÉ 30% O RISCO DE MORTE

(Catraca Livre Movimente-se - 24/02/2017)

Um estudo publicado no periódico científico JAMA Internal Medicine mostra que quem se exercita ao menos uma vez por semana já consegue melhorar seu desempenho cardiovascular e respiratório. Segundo especialistas, praticar uma atividade física regularmente é uma das melhores formas de prevenção e controle de problemas de saúde, principalmente de doenças crônicas, como obesidade e diabetes [...] De acordo com, Rocio Riatto Della Coletta, a Gerente Médica de Obesidade da Novo Nordisk Brasil, manter o organismo ativo é fundamental não só para o processo de perda de peso, mas especialmente para mantê-lo sob controle, grande dificuldade de quem passa pelo processo de emagrecimento.  

Leia a matéria na íntegra, clicando aqui.

 

PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS REDUZ RISCO DE MORTE EM ATÉ 30% 

(Diário do Nordeste  – 21/02/2017)

Um estudo recém-publicado no periódico científico JAMA internal Medicine demonstra que a prática regular de atividades físicas é considerada pelos especialistas uma das melhores formas de prevenção e controles de problema de saúde, principalmente quando se trata de doenças crônicas [...] Segundo Mariana Santorso, Gerente Médica de Diabetes da Novo Nordisk Brasil, além do papel preventivo, a prática de atividades físicas também apresenta benefícios no controle dessas doenças.

Clique aqui para ler a matéria.

 

INCENTIVO AO ESPORTE VIROU REGRA PARA ESTAS GRANDES EMPRESAS

(Exame.com – 19/02/2017)

Neste domingo, Dia do Esportista, confira algumas das grandes empresas que incentivam os funcionários a praticarem esporte e terem uma vida saudável [...] A farmacêutica Novo Nordisk, focada em tratamentos para doenças crônicas, especialmente diabetes, definiu saúde como a premissa básica para mudança de seu escritório em São Paulo. Desde abril no novo endereço, a empresa conta hoje com uma área ao ar livre, pista de corrida, sala de ginástica e consulta periódica com nutricionista.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

 

Janeiro

55% DAS PESSOAS COM OBESIDADE RECEBEM O DIAGNÓSTICO OFICIAL DE DOENÇA CRÔNICA

(Jornal Dia a Dia  – 11/01/2017)

Percepções e atitudes divergentes a respeito da obesidade podem comprometer os resultados do tratamento, de acordo com os resultados do estudo de Conscientização, Cuidados e Tratamento no Manejo da Obesidade (sigla ACTION, em inglês).

Os resultados foram apresentados na Obesity Week 2016, congresso anual realizado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica em parceria com a Sociedade de Obesidade. De acordo com a Dra. Rocio Della Coletta, gerente médica de obesidade da Novo Nordisk, os achados do estudo ACTION reforçam a importância de tratar a obesidade como doença e não como escolha individual.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

Checklist Diabetes: tudo que você precisa saber para aproveitar as festas com segurança e evitar imprevistos!

(Oportunidade Online – 07/01/2017)

O fim do ano se aproxima junto com as festas, férias e, principalmente, viagens – período em que é comum sair da rotina e deixar de lado os cuidados com a saúde. Quem tem diabetes, no entanto, precisa estar atento não só à alimentação, mas especialmente ao tratamento feito para manter a glicemia sob controle. Confira abaixo uma lista com dicas que podem fazer a diferença durante uma viagem ou passeio. Prepare as malas e aproveite!

Clique aqui para ler a notícia na íntegra.