Como relatar uma reclamação ou evento adverso

Se você, ou a pessoa para quem está relatando, estiverem apresentando evento adversos graves, entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde antes de relatar o evento adverso.


Suas informações sobre reclamações e eventos adversos nos fornecem um parecer importante sobre nossos produtos. Se você teve contato com um evento adverso ou uma reclamação de produto da Novo Nordisk, recomendamos que você também relate isso à Novo Nordisk.

Entre em contato com a Novo Nordisk

Relate diretamente para a Novo Nordisk:

e-mail: sac.br@novonordisk.com

telefone: 0800 14 44 88

 

Por que você deve relatar reclamações e eventos adversos à Novo Nordisk?

Embora os produtos sejam extensivamente avaliados em testes clínicos antes de serem aprovados para comercialização, nem todos os efeitos colaterais são conhecidos até que eles tenham sido usados por muitas pessoas ao longo do tempo.

A Novo Nordisk monitora rotineiramente a segurança de todos os nossos produtos. Ao relatar reclamações e eventos adversos, você está nos dando um parecer importante que nos ajudará a tomar as medidas apropriadas e fornecer melhores instruções sobre como usar nossos produtos.

Quais informações fornecer

Ao relatar reclamações ou eventos adversos, por favor, se possível, forneça as seguintes informações:


Detalhes de produto

  • Nome do produto (nome da marca)?
  • Para qual indicação o produto é usado?
  • Como você utiliza o produto (qual a dose, com que frequência)?
  • Qual é o número do lote do produto?
  • Se diz respeito a uma falha do produto: Qual parte do produto e função do produto foi afetada? Como a falha ocorreu? O produto reclamado está disponível para análise?

Detalhes do evento adverso

  • Descrição do evento adverso suspeito, incluindo se você/ paciente já se recuperou
  • Quando o evento adverso ocorreu    ( data)    ?
  • Você está passando por outras condições médicas?

 

Detalhes do paciente

  • Sexo
  • Idade, data de nascimento e/ou faixa etária (por exemplo, criança, adolescente, adulto, idoso)
  • País de residência

Detalhes de quem faz o relato

  • Nome
  • Detalhes do contato

 

 

Privacidade da informação

Observe que a Novo Nordisk registra informações sobre as reclamações de produtos e eventos adversos relatados em prol da segurança do paciente e para cumprir com a legislação atual. Seus dados pessoais serão inseridos e mantidos permanentemente no banco de dados de segurança global da Novo Nordisk e serão tratados confidencialmente. Somos obrigados a relatar informações sobre reclamações de produtos e eventos adversos para as autoridades de saúde, de acordo com a legislação vigente.

Para obter informações completas sobre como processamos dados pessoais na Novo Nordisk, você pode acessar o site da empresa em novonordisk.com ou entrar em contato com o Departamento de Privacidade de Dados da Novo Nordisk em privacy@novonordisk.com.

Você pode ler mais sobre como processamos seus dados pessoais no Aviso de Processamento de Dados Pessoais Relacionado a Informações de Segurança.

 

 

NN-010-08/2018