Ética nos Negócios

Como uma empresa global, atuamos com diversas culturas nas quais o conceito de conduta comercial apropriada pode variar bastante. Nós acreditamos que uma conduta comercial ética inclui valores e integridade, bem como conformidade e mitigação de riscos. Adotar uma abordagem proativa com relação à ética nos negócios aumenta a confiança em nossa empresa e melhora os relacionamentos com os nossos principais públicos de interesse. 

No Novo Nordisk Way, nós deixamos claro aquilo que esperamos do comportamento dos funcionários, afirmando que ‘Nunca colocamos em risco a qualidade nem a ética nos negócios’ (Essential 10). Para isso, temos o respaldo da nossa Política de Ética e procedimentos nos negócios. Trabalhamos para cumprir todas as leis, princípios, normas e códigos anticorrupção, locais e internacionais (incluindo códigos desenvolvidos por organizações de pacientes) e para garantir transparência em todas as formas de interação.

 

Avaliando os riscos

Nossos processos ajudam a identificar e avaliar os riscos, acompanhar o seu desenvolvimento e definir ações para mitigá-los, que incluem:

  • Auditorias internas de Ética nos Negócios (com base em um plano de auditoria focado na mitigação de riscos)
  • Elaboração de relatórios/gerenciamento de riscos associados à Ética nos negócios (duas vezes ao ano)
  • Referências externas/avaliações do Programa Global de Ética nos Negócios da Novo Nordisk
  • Investigações originadas do Compliance Hotline
  • Cooperação de escritórios de advocacia parceiros sobre investigações externas, riscos e tendências
  • Benchmarking com outros membros da indústria 

 

As situações de alto risco que atualmente fazem parte do nosso escopo, conforme descrito no Código de Conduta e Ética nos Negócios da Novo Nordisk, incluem:

  1. Interações diretas com oficiais do governo, profissionais de saúde e organizações de saúde, bem como pacientes e organizações de pacientes.
  2. Terceiros representantes que interagem com oficiais do governo, profissionais de saúde e organizações de saúde. 
  3. Comunicação de indicações não previstas em bula (off-label), ou seja, promoção de produtos em desacordo com a bula aprovada pelas autoridades regulatórias.

 

Políticas e governança

Todos os funcionários da Novo Nordisk devem cumprir as políticas e diretrizes da empresa em todos os momentos. O Departamento de Compliance e/ou Compliance Officer é o responsável por implementar as normas corporativas referentes à Ética nos negócios. 

 

O Conselho de Ética nos Negócios é responsável por desenvolver e implementar a estratégia Global de Ética nos Negócios, garantindo o progresso contínuo do Programa Global de Conformidade com a Ética nos Negócios e monitorando a ética nos negócios da Novo Nordisk. A Gerência Executiva e o Comitê de Auditoria supervisionam a estratégia Global de Ética nos Negócios. 

 

Ações

Possuímos um Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios para garantir o cumprimento de todas as leis anticorrupção e para combatermos a corrupção. O programa se baseia em sete elementos:

  • Implementar políticas e procedimentos relacionados à ética nos negócios
  • Nomear um Diretor de compliance e formar comitês de compliance
  • Realizar treinamento e capacitação efetivos
  • Desenvolver linhas efetivas de comunicação
  • Realizar monitoramento e auditorias internas
  • Exigir o cumprimento das normas por meio da ampla divulgação de diretrizes disciplinares
  • Reagir prontamente aos problemas detectados e tomar medidas corretivas

 

Uma revisão externa anual garante a melhoria do programa conforme necessário. As melhorias recentes incluem:

  • Um novo Código de Conduta de Ética nos Negócios, lançado em janeiro de 2017, acompanhado de uma extensa atualização de todas as exigências globais referentes à anticorrupção
  • Estrutura do Compliance Framework l, uma nova ferramenta interna para orientação, disponível online, que abrange todas as exigências globais e locais referentes à ética nos negócios. A ferramenta garante instruções consistentes e relevantes a todos os funcionários, ajudando-os a tomar a decisão certa, independente da situação que estiverem enfrentando
  • O app Compliance e Ética nos Negócios, lançado em agosto de 2017, garante que os funcionários, incluindo funcionários que atuam em campo, tenham acesso às exigências de Ética nos Negócios, de todos os dispositivos iOS, em modo online ou offline
 

Treinamento sobre Compliance

A área de Compliance busca realizar programas efetivos de treinamento e capacitação. As atividades de treinamento dos funcionários incluem:

  • Certificação corporativa dos procedimentos para todos os funcionários em escopo
  • Cursos a distância voltados a um público abrangente
  • Treinamento presencial customizado com diálogos construtivos e interativos com os principais grupos de funcionários.

 

O treinamento sobre Ética nos Negócios é oferecido em todos os programas de integração de novos funcionários e nos programas de desenvolvimento da gestão. Todos os funcionários, bem como a Diretoria, precisam ser aprovados em uma prova anual para garantir conhecimento e compreensão dos nossos procedimentos corporativos. Nós documentamos todos os treinamentos sobre compliance em nosso sistema global de aprendizado e gestão.

 

Desempenho

Os testes online realizados pelos funcionários monitoram a efetividade do treinamento sobre compliance.

Confira abaixo a porcentagem de funcionários da Novo Nordisk que foram certificados quanto ao Código de Conduta de Ética nos Negócios e que foram aprovados nos testes relacionados sobre exigências globais em Ética Comercial:

  • 2016 (= 99%)
  • 2017 (= 99%) 

 

Interação com públicos de interesse

Nós interagimos com públicos de interesse externos para trocar conhecimento e desafiar o nosso Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios. 

Internamente, os programas de engajamento incluem diálogos interativos com grupos de funcionários selecionados. 

 

Reportando preocupações

Nós estamos comprometidos em prevenir e corrigir comportamentos ilícitos e antiéticos. Desde 2004, o nosso Compliance Hotline (canal de denúncias), tem sido utilizado para abordar, de forma anônima, preocupações sobre desvios ou suspeitas de desvio de conduta frente à legislação ou às póliticas internas. O Canal de Compliance está disponível online ou por telefone e foi traduzido para mais de 40 idiomas.

Mais informações sobre o Canal de Compliance  

Adicionalmente, todos os funcionários devem relatar casos suspeitos de condutas ilícitas envolvendo fraudes financeiras, questões de qualidade, Novo Nordisk Way e Ética nos Negócios ao Comitê de Auditoria por meio das linhas de reporte internas. 

 

Monitoramento

Realizamos auditorias internas para avaliar o cumprimento da nossa Política de Ética nos Negócios. Durante as visitas às unidades, os auditores entrevistam a gerência local, funcionários e/ou terceiros para avaliar o conhecimento e a implementação dos nossos procedimentos de Ética nos Negócios.

Também utilizamos facilitadores internos (auditorias de valor) [conteúdo em inglês] , a cargo de uma equipe sênior com amplo conhecimento dos nossos negócios e cenário de atuação, para garantir aderência às nossas regras de Éticas nos Negócios. 
 

Ações corretivas

Possuímos diretrizes globais para avaliar casos de conduta ilícita. Todos os casos, incluindo os identificados internamente, são alvos de investigações independentes e objetivas. A abordagem utilizada foi criada de modo a proporcionar aos funcionários anonimato total e confiança para reportar qualquer situação. As investigações em todas as regiões são realizadas de acordo com um manual global de investigações de compliance. Todos os casos substanciados são detalhadamente avaliados e, dependendo da gravidade, uma sanção disciplinar é aplicada, que pode variar de aconselhamento/novo treinamento à advertência verbal ou, em casos mais graves, término da relação laboral de acordo com as nossas diretrizes internas.

Todos os casos significativos são comunicados ao Comitê de Auditoria.

 

Transparência

As contribuições do setor privado aos processos de políticas públicas podem dar abertura à corrupção. Todas as nossas interações com oficiais do governo são regidas pelo Código de Conduta e Ética nos Negócios da Novo Nordisk.  

Para transparência e divulgação das contribuições, criamos um sistema que garante o cumprimento de todas as exigências locais e regionais em todo o mundo, incluindo a Lei Norte-Americana Sunshine Act, a Lei Francesa Loi Bertrand, o Código de Divulgação EFPIA e o registro de transparência da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Para uma lista completa das contribuições políticas nos EUA da Novo Nordisk PAC, clique aqui.

Mais informações sobre divulgações com transparência [conteúdo em inglês]

 

 

PAD-001-04/2018