Coração em Dia

O dia 14 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial do Diabetes, uma data muito relevante para a conscientização da população a respeito da doença.

A campanha “Coração Em Dia” foi criada pela Novo Nordisk junto à ADJ – Diabetes Brasil para conscientizar as pessoas sobre os principais fatores de riscos cardiovasculares que combinados são os responsáveis pela maioria das mortes de pessoas com diabetes tipo 21:


Você sabia?

 

Para saber mais sobre a campanha Coração em Dia, clique aqui


Confira o vídeo com Márcio Atalla sobre a campanha 

Talvez você não esteja ciente, mas uma pessoa com diabetes tipo 2 possui um risco muito maior de desenvolver doenças cardiovasculares que uma pessoa que não tem diabetes. Doenças cardiovasculares são todas as doenças que afetam o coração e vasos sanguíneos.

Márcio Atalla, educador físico, apresenta no vídeo abaixo alguns dados alarmantes sobre a relação entre os riscos cardiovasculares e o diabetes tipo 2.


Calcule seu risco de desenvolver diabetes

Em apenas 2 minutos, você pode descobrir o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

 


193 milhões de pessoas com diabetes não são diagnosticadas

Sobre o Dia Mundial do Diabetes

O dia foi celebrado pela primeira vez em 1991 no intuito de promover a conscientização sobre o diabetes: as causas, a prevenção e os efeitos devastadores que a doença tem na vida das pessoas e em sistemas de saúde no mundo.

O Dia Mundial do Diabetes é dia 14 de novembro – aniversário de Frederick Banting, cujo trabalho com Charles Best resultou na descoberta da insulina em 1921. 


  1. Low Wang CC, et al. Circulation 2016, 133:2459-2502
  2. Fihn SD, Gardin JM, Abrams J, et al. Circulation 2012;126:e354-e471
  3. IDF diabetes atlas 7th edition. 2015. Available at: http://www.diabetesatlas.org/. Último acesso: Junho 2017
  4. Wong K, et al. J Diabetes Complications 2012;26:169-174
     


Calcule seu risco

Descubra se você corre risco de desenvolver diabetes tipo 2