divisor
Dia mundial do Diabetes

Sobre o Dia Mundial do Diabetes

O dia foi celebrado pela primeira vez em 1991 no intuito de promover a conscientização sobre o diabetes: as causas, a prevenção e os efeitos devastadores que a doença tem na vida das pessoas e em sistemas de saúde no mundo. 

divisor

divisor

O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro - o aniversário de Frederick Banting, cujo trabalho com Charles Best levou à descoberta da insulina em 1921.

O círculo azul é o símbolo internacional da diabetes. Ele foi criado em 2006 para apoiar uma campanha para uma Resolução das Nações Unidas sobre o Diabetes, como resposta à crescente pandemia global do diabetes. O círculo simboliza positividade, unidade e força e o azul simboliza a cor do céu juntamente com a bandeira das Nações Unidas.

Em todo Dia Mundial do Diabetes, a Novo Nordisk faz parceria com a International Diabetes Federation (IDF) para unir pessoas com diabetes, funcionários, parceiros e o público em geral com um chamado para mudar o diabetes.

Se quiser saber mais sobre a campanha do Dia Mundial da Diabetes feita pela International Diabetes Federation (IDF), acesse:
https://www.idf.org/our-activities/world-diabetes-day.html.

divisor


  1.  International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas, 8th edn. Brussels, Belgium: International Diabetes Federation, 2017.
  2.  Statistics About Diabetes. American Diabetes Association website. http://www.diabetes.org/diabetes-basics/statistics. Atualizado em 22 de Março de 2018. Acesso em 20 de Abril de 2018.
  3.  International Diabetes Federation. Diabetes and cardiovascular disease. https://www.idf.org/our-activities/care-prevention/cardiovascular-disease/cvd-report/10-diabetes-and-cardiovascular-disease-report.html. Acesso em 20 de Abril de 2018. 
  4.  Dados apresentados no Global Diabetes Summit, organizado pela IDF, em abril de 2017, em Bogotá.

    *Cálculo baseado nos dados de prevalência nos EUA retirado do American Diabetes Association e eventos publicados pelo International Diabetes Federation.


Calcule seu risco

Descubra se você corre risco de desenvolver diabetes tipo 2