Entendendo a obesidade

O que é a obesidade?

A obesidade é reconhecida como um dos maiores desafios de saúde no século XXI, apesar de não ser fácil definir e rotular essa condição.

Por ser uma doença crônica, a obesidade requer tratamento em longo prazo. Em termos médicos, a obesidade é definida como um depósito de excesso de gordura, prejudicando a saúde. Por isso, profissionais de saúde fazem uso do Índice de Massa Corporal (IMC) para certificar que o indivíduo tem ou não excesso de peso ou obesidade. 

Normalmente, um IMC de 30 kg/m2 ou mais é classificado como obesidade, e um IMC acima entre 25 e 29,9kg/m2 é considerado excesso de peso.

 

Causas da obesidade

Obesidade em si é essencialmente causada por um desequilíbrio de energia em longo prazo, criado quando o consumo de calorias de uma pessoa é maior do que a quantidade de calorias que o corpo utiliza. Isso acarreta em um excesso de energia sendo armazenada como gordura. 

Apesar de ser acionada pelo ganho de peso, a obesidade também é conhecida por ser uma doença complexa e multifatorial que é influenciada por diversos fatores, como:

  • Fatores psicológicos (ex. relacionado à regulação emocional e bem-estar)
  • Fatores fisiológicos (ex. relacionado à biologia do indivíduo)
  • Fatores ambientais (ex. hábitos sociais de alimentação)
  • Fatores genéticos (ex. genes que afetam o metabolismo)

 

A razão pela qual a obesidade é vista como uma grande preocupação da saúde, é que o excesso de peso e a obesidade podem levar ao desenvolvimento de outras condições médicas sérias, como: diabetes tipo 2, pressão alta, apnéia do sono (distúrbio de respiração relacionada ao sono) e certos tipos de câncer. Além disso, pesquisas mostram que o estigma em torno da obesidade pode prejudicar a qualidade de vida de algumas pessoas.

Contudo, pesquisas também demonstram que uma perda modesta de peso (5%-10%) pode melhorar a saúde consideravelmente. Se você vive com o excesso de peso ou obesidade, fale com seu profissional de saúde para avaliar sua saúde em geral e sugerir meios para melhorá-la e manter uma perda de peso ao longo do tempo.