A diversidade no ambiente corporativo é um elemento chave para o sucesso e a inovação. Um estudo da McKinsey & Company de 2017, que analisou mil empresas de 12 países, focando em lucratividade, criação de valor a longo prazo e diversidade em vários níveis organizacionais, revelou que empresas mais evoluídas nessas questões têm um desempenho financeiro superior e são mais inovadoras¹. Tal fato ressalta a relevância de estratégias efetivas de diversidade, inclusão e equidade, e reafirma a capacidade de impacto positivo que esse tipo de iniciativa pode representar, inclusive para os negócios.

Uma das ações que contribui para essa jornada de construir times mais diversos é a adoção de entrevista anônima, implementada pela Novo Nordisk no Brasil. Lançada em 2022, a 1ª etapa do processo seletivo ocorre em uma plataforma que gera um avatar aleatório para a pessoa que está sendo avaliada, modifica sua voz e esconde informações específicas como gênero, raça e idade.

Neste formato, uma das principais vantagens é que as avaliações são totalmente baseadas em habilidades e competências profissionais. Assim, os candidatos são escolhidos por suas competências técnicas e não por estereótipos ou a partir de vieses inconscientes, ou seja, sem que preconceitos automáticos - muitas vezes imperceptíveis - influenciem decisões e comportamentos em relação a outras pessoas.

A adoção dessa metodologia também mostra maior efetividade imediata e resultados positivos tangíveis, como a melhoria nos índices de representatividade de gênero e raça em posições na empresa.

Além da adoção da etapa de entrevista anônima, a Novo Nordisk também realiza outras ações para fomentar a diversidade no quadro organizacional da empresa, como vagas afirmativas para mulheres, pessoas negras e com deficiência. Uma das iniciativas destacadas é o Programa de Mentoria, criado para fomentar a diversidade e alcançar um equilíbrio na representatividade. Este programa engloba quatro sessões individuais virtuais e uma reunião em grupo, cada uma com uma hora de duração. Adicionalmente, materiais assíncronos são disponibilizados para enriquecer a experiência dos envolvidos.

Se você está interessado em fazer parte de uma empresa que valoriza a diversidade e inova nas práticas de recrutamento, a Novo Nordisk oferece um mundo de oportunidades. Acompanhe a gente no LinkedIn e acione o alerta de vagas para você ficar por dentro.

¹Relatório McKinsey - A diversidade faz bem para os negócios, disponível em https://www.mckinsey.com/capabilities/people-and-organizational-performance/our-insights/delivering-through-diversity/pt-BR#/ , último acesso 15/01/2024