A Novo Nordisk é uma empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros.   

  

Fundada em 1923 e com sede na Dinamarca, a Novo Nordisk emprega cerca de 43.100 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170. No Brasil desde 1990, a empresa conta hoje com cerca de 1.300 funcionários, que estão distribuídos entre a sede administrativa em São Paulo (SP), dois centros de distribuição no Paraná e uma unidade operacional em Montes Claros (MG). 

 A unidade produtiva da Novo Nordisk no Brasil, localizada em Montes Claros (MG), é a maior fábrica de insulina da América Latina. 

A planta, fundada em 2007, emprega cerca de 1,1 funcionários e é responsável por 30% da insulina produzida mundialmente pela Novo Nordisk – o que representa cerca de 15% da insulina consumida em todo o mundo. 

As insulinas exportadas pela fábrica representam 25% de toda a exportação nacional de fármacos.

A Novo Nordisk inaugurou em agosto de 2020 um novo armazém em São José dos Pinhais, Paraná. 

O espaço recebeu investimentos de mais R$ 10 milhões com o objetivo de armazenar e facilitar a logística e distribuição de medicamentos e produtos da empresa para todo o Brasil. 

O local foi projetado com os mais modernos processos e equipamentos, garantindo a qualidade dos produtos, a agilidade na distribuição e a segurança, satisfação e produtividade dos profissionais. 

Parte do time da Novo Nordisk Brasil está localizado no escritório da empresa na capital de São Paulo. São cerca de 200 funcionários dedicados às diversas atividades que a companhia desenvolve no país. No mesmo espaço também está o escritório Latam da Novo Nordisk. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro disponibiliza insulina humana de ação lenta e rápida e também insulina análoga de ação rápida em caneta para o tratamento de diabetes, todas produzidas em nossa fábrica de Montes Claros (MG).

A Novo Nordisk também fornece para o sistema público de saúde brasileiro outros medicamentos de seu portfólio, como aqueles usados para o tratamento de hemofilia, provenientes de outros países onde a empresa possui plantas produtivas.  

Oferecemos não somente tratamentos que impactem positivamente a qualidade de vida de milhões de brasileiros, mas também a melhor experiência de trabalho possível a todos os nossos atuais e futuros funcionários. 

Desde 2016, somos reconhecidos anualmente como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil segundo ranking do Great Place to Work. 

Clique aqui para fazer o download da lista resumida com os contratos de licitação de participação direta da Novo Nordisk no Brasil nos anos de 2019 e 2020. 

A Novo Nordisk Brasil investiu R$ 88 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento entre 2015 e 2019.

Nesse mesmo período, 19 pesquisas clínicas foram conduzidas pela empresa no País, envolvendo 799 pacientes. 

Na mesma pesquisa, a Novo Nordisk ficou em 1º lugar entre as melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais. Cuidado com os funcionários e estilo único de liderança são alguns dos elementos que colocam a empresa nesse patamar de referência no estado.   

Isso faz sentido, já que os dez princípios seguidos pelos funcionários, os Essentials, mostram como é, na prática, o Novo Nordisk Way. O guia orienta gestores e funcionários a agirem de acordo com os valores fundamentais da Novo Nordisk:

  • Geramos valor por meio de uma abordagem de negócios centrada no paciente;  
  • Estabelecemos metas ambiciosas e buscamos a excelência; 
  • Somos responsáveis por nosso desempenho financeiro, ambiental e social;
  • Proporcionamos inovação em benefício de nossos stakeholders;
  • Construímos e mantemos boas relaçõescom nossos principais stakeholders;
  • Tratamos todos com respeito; 
  • Focamos em desempenho e desenvolvimento pessoal; 
  • Temos um ambiente de trabalho saudável e motivador.
  • Aprimoramos nosso estilo de trabalho e buscamos a simplicidade;
  • Nunca colocamos em risco a qualidade e nem a ética nos negócios;

A Novo Nordisk também desenvolve outros programas, como a Jornada Including You, composta por oficinas e cursos para tratar as questões de diversidade e inclusão. 

A ideia é seguir com o compromisso de prezar pelo respeito e pela inclusão de todos, sem exceção.  Diversidade e inclusão é um tema que entrou com força na agenda do Brasil no ano de 2020, com ações de mapeamento e educação em todas as unidades, dentro do Programa Including You, uma jornada que não possui um ponto de chegada, mas exige conscientização e cuidado constante. 

O programa NovoElo é outro exemplo: criado durante a pandemia de 2020, tem o objetivo de trazer dias mais leves e agradáveis para os funcionários, com foco na sua saúde física e mental. A programação de aulas virtuais inclui de ioga, auxílio emocional e atividades para crianças.