• Ação criada pela Triunfo Sudler é resultado da união das campanhas Saúde Não Se Pesa e Quem vê Diabetes vê Coração;
• Ao alcançar a meta de 29 mil mensagens de saúde compartilhadas entre os aeroportos, R$ 85 mil serão doados para uma instituição de assistência a pacientes com cardiopatias;
• Por meio da landing page da iniciativa também será possível enviar mensagens para os aeroportos participantes;
• Ação terá a participação de um squad de personalidades e influenciadores formado por Astrid Fontenelle, Daiane do Santos, Matheus Grado, Esllin Granado e Fany Ramos;

São Paulo, Brasil, 22 de setembro de 2023 – Na semana marcada pelo Dia Mundial do Coração, a Novo Nordisk realiza a segunda edição da iniciativa #UmSóCoração, que tem o objetivo de conscientizar sobre a relação entre a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares. De 24 a 29 de setembro, a conexão entre as doenças será reforçada em locais em que conexões mais acontecem: aeroportos.

Quem passar pelos saguões dos aeroportos de São Paulo (Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife (Aeroporto Internacional de Recife) encontrará a ativação que conta com um totem, em que poderão enviar mensagens pré-definidas sobre saúde para um dos outros aeroportos participantes. As mensagens serão exibidas nos painéis digitais dos locais escolhidos e intercaladas com informações sobre a relação entre as doenças.

Para incentivar o engajamento do público, a Novo Nordisk fará uma doação de R$ 85 mil para uma instituição de assistência a pacientes com cardiopatias, caso a meta de 29 mil mensagens compartilhadas seja atingida até o final do dia 29/9, Dia Mundial do Coração.

“A obesidade, o diabetes e o coração têm uma relação estreita que precisa ser reforçada para que as pessoas se conscientizem e possam se prevenir. Optamos por levar a nossa ação deste ano para os aeroportos, para deixar clara a conexão entre as doenças e por acreditar no potencial desta mídia para alcançar o nosso público-alvo. Aproveitamos a iniciativa para não apenas espalhar as informações, mas também beneficiar uma instituição voltada às pessoas com cardiopatias”, explica Simone Tcherniakovsky, diretora sênior de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade na Novo Nordisk. 

A ação não ficará restrita aos aeroportos. Quem não estiver nos locais das ativações poderá compartilhar as mensagens por meio da landing page. E para incentivar a participação, o #UmSóCoração contará com Reels da jornalista Astrid Fontenelle, apresentadora do programa “Chegadas e Partidas”, além do squad de influenciadores da campanha Saúde Não Se Pesa, formado por Daiane dos Santos (@daiane_gs_), Matheus Granado (@matheusgranado), Esllin Granado (@esllingranado) e Fany Ramos (@fanyramos).

Na sede da Novo Nordisk será disponibilizado um totem, idêntico ao utilizado nos aeroportos, para que os colaboradores também participem da iniciativa. A empresa também reforçará, por e-mail marketing, o papel do colaborador no compartilhamento de informações e conscientização de amigos e familiares sobre a relação entre as doenças

#UmSóCoração

A iniciativa #UmSóCoração foi criada para o Dia Mundial do Coração do ano passado, a partir da união entre duas campanhas de conscientização da Novo Nordisk. O Saúde Não Se Pesa tem o objetivo de conscientizar sobre a obesidade como doença crônica para reduzir o tempo do diagnóstico ao início do tratamento com um profissional de saúde. Já o Quem vê Diabetes vê Coração, visa à informação sobre os riscos cardiovasculares associados ao diabetes tipo 2. 

Doenças cardiovasculares: causa número 1 de mortes no Brasil

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de pessoas têm alguma doença no coração e 400 mil morrem por ano em decorrência destas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.1

No Brasil, a incidência do diabetes afeta 9% da população e, entre pessoas acima de 18 anos, mais de 22% têm obesidade.2,3 A obesidade é considerada um fator de risco importante para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. O acúmulo de gordura, especialmente quando localizado no abdômen, pode ocasionar a resistência à insulina e, consequentemente, elevar os níveis de açúcar no sangue, o que é um dos principais marcadores do diabetes tipo 2. Além disso, a obesidade está associada diretamente a doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.

O diabetes também amplia, de maneira significante, o risco de doenças cardiovasculares. Isso ocorre, pois os níveis elevados de glicose no sangue podem danificar os vasos sanguíneos e os nervos, tornando o sistema cardiovascular mais vulnerável. Ademais, os níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo altos níveis de triglicerídeos e baixos níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), também são fatores de risco para doenças cardíacas e podem estar presentes concomitantemente com diabetes e obesidade.

“As doenças cardiovasculares também podem agravar o diabetes, uma vez que prejudicam o suprimento de sangue para os órgãos e afetam a produção e regulação de insulina, assim como a obesidade também é fator de risco para o diabetes e doenças cardiovasculares. O fato de essas condições estarem intrinsicamente ligadas reforça a importância do acompanhamento profissional, independentemente, da enfermidade. Somente com um tratamento adequado e direcionado será possível minimizar ou reduzir o impacto dessas doenças na qualidade da vida dos pacientes”, explica a endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, Dra. Priscilla Mattar.

Nesse sentido, a especialista ressalta que cuidados básicos podem ser extremamente eficazes no controle dos fatores de risco, como, por exemplo, o monitoramento do peso, controle glicêmico e da pressão, estilo de vida saudável e acompanhamento médico regular.

Sobre Quem Vê Diabetes Vê Coração

Lançada em 2019, a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração é uma iniciativa da Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, que visa impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. O movimento conta com o apoio de sociedades médicas e de associações de pacientes com diabetes de todo o Brasil. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos associados entre o diabetes e doenças cardiovasculares. Para mais informações, acesse o site, o Facebook e o Instagram.

Sobre Saúde Não Se Pesa

Desde 2016, Saúde Não Se Pesa é um movimento para conscientização sobre obesidade coordenado pela Novo Nordisk. Seu objetivo é dar luz à obesidade como doença crônica, trazendo o assunto para debate, com informações e dados que evidenciem as doenças associadas à obesidade e os benefícios que o seu controle pode oferecer para uma melhor saúde e maior qualidade de vida. Reúne conteúdos educativos e informativos sobre obesidade, calculadora de IMC e localização dos médicos mais próximos. Acesse o site, o Facebook e o Instagram.

Sobre a Novo Nordisk

Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 57.100 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com 2.000 funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina.

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Referências

1. Sociedade Brasileira de Cardiologia. Disponível no link.
2. Atlas da Federação Internacional de Diabetes 2021. Disponível em IDF Diabetes Atlas. Acessado em setembro de 2023.
3. Abeso - Mapa da Obesidade. Disponível no link