Não. A semaglutida, princípio ativo do Ozempic®, não provoca a perda de massa magra. Ela atua na saciedade, reduzindo a ingestão alimentar. A perda de massa magra pode ocorrer se o paciente não seguir uma dieta equilibrada e não adotar práticas adequadas de exercício físico, essenciais para a manutenção da saúde durante o tratamento. Estudos conduzidos pela companhia confirmaram que as alterações da composição corporal são vistas independentemente da forma de tratamento escolhida para perda de peso.

*STEP-1*sub study: Effects of OW s.c. semaglutide 2.4mg on body composition by age subgroups:1

Não há evidências clínicas que indiquem que o Ozempic® cause flacidez ou alterações na pele do rosto*. Alterações na pele podem ocorrer devido à rápida perda de peso, independentemente da causa, e não são exclusivas do uso de Ozempic®.

*Synnott A. Those weight loss drugs may do a number on your face [Internet]. The New York Times. The New York Times; 2023 [cited 2023Feb8]. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/01/24/style/ozempic-weight-loss-drugs-aging.html

Não. Estudos clínicos realizados com milhares de pacientes não mostraram qualquer associação causal entre o uso de Ozempic® e pensamentos suicidas*. A segurança dos pacientes é prioridade, e todos os efeitos adversos são monitorados rigorosamente.

*Novo Nordisk. Nota de esclarecimento sobre Ozempic® e pensamentos suicidas. São Paulo: Novo Nordisk; 2023. Disponível em: 20230713_Nota de esclarecimento sobre Ozempic e pensamentos suicidas (1).docx

Há dados limitados sobre o uso de semaglutida em mulheres grávidas. Portanto, semaglutida não deve ser utilizada durante a gravidez. Se uma paciente desejar engravidar ou se ocorrer a gravidez, semaglutida deverá ser descontinuada. O uso de contraceptivos e acompanhamento médico é recomendado durante o tratamento com Ozempic®.

*Bula de Ozempic® (Bula aprovada pela ANVISA em 26/09/2024) 

Casos de obstrução intestinal são desconhecidos. Essa condição é mencionada na bula como um possível efeito adverso, e a segurança é continuamente monitorada pela Novo Nordisk e pelas autoridades de saúde.

*Bula de Ozempic® (Bula aprovada pela ANVISA em 26/09/2024) 

Embora haja registros de fraturas em estudos clínicos relacionados ao uso de Wegovy® (semaglutida 2,4mg), não foi estabelecida uma relação causal direta*. A segurança dos medicamentos é sempre monitorada.

*Lincoff AM, Brown-Frandsen K, Colhoun HM, et al. Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes. New England Journal of Medicine. 2023

Não. Ozempic® é indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e não tem indicação para tratar dependências. Alguns estudos iniciais sugerem efeitos sobre o sistema de recompensa, mas não há dados conclusivos sobre o uso para controle de vícios*.

*Marty VN, et al. Long-Acting Glucagon-Like Peptide-1 Receptor Agonists Suppress Voluntary Alcohol Intake in Male Wistar Rats. Frontiers in Neuroscience. 2020;14.

Compre apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa. Casos de falsificação têm sido relatados, principalmente envolvendo a adulteração de canetas de insulina. A Novo Nordisk recomenda que os consumidores fiquem atentos aos detalhes da embalagem e sempre verifiquem a autenticidade do produto.

Estudos não demonstraram uma associação causal entre o uso de semaglutida e um aumento no risco de câncer. Um estudo retrospectivo publicado na JAMA Oncology analisou 1,6 milhão de pacientes com diabetes tipo 2 e observou que aqueles que usaram GLP-1 tiveram um risco menor de desenvolver 10 dos 13 tipos de cânceres associados à obesidade*.

*Wang L et al. Glucagon-Like Peptide 1 Receptor Agonists and 13 Obesity-Associated Cancers in Patients With Type 2 Diabetes. JAMA Network Open. 2024;7(7):e2421305. doi:10.1001/jamanetworkopen.2024.21305

As reações adversas mais frequentemente relatadas nos estudos clínicos foram os distúrbios gastrointestinais, incluindo náusea (muito comum), diarreia (muito comum) e vômito (comum). Em geral, essas reações foram de gravidade leve a moderada e de curta duração. A frequência desses eventos é semelhante à observada em outros análogos de GLP-1 disponíveis no Brasil, e menos de 10% dos participantes descontinuaram o uso devido a efeitos adversos*.

*Pratley RE, Aroda VR, Lingvay I, et al. Semaglutide once weekly versus dulaglutide once weekly in patients with type 2 diabetes (SUSTAIN 7): a randomised, open-label, phase 3b trial. The Lancet Diabetes & Endocrinology. 2018. In Press. DOI: http://www.thelancet.com/journals/landia/article/PIIS2213-8587(18)30024- X/fulltext? elsca1=tlxpr.

*Bula de Ozempic® (Bula aprovada pela ANVISA em 26/09/2024)

O uso Ozempic®️ tem que ser acompanhado por um médico. Ele poderá traçar um plano e um tratamento que faça sentido para sua situação, em caso de dúvida fale com seu profissional.

Só existe Ozempic de aplicação subcutânea. Para tratamento via oral existe Rybelsus, que contém o mesmo princípio ativo de Ozempic (semaglutida) porém em forma de comprimidos e também está indicado para o tratamento de diabetes tipo 2. Sempre consulte o seu médico antes de começar qualquer tratamento. Não existe Ozempic para aplicação intravenosa.

*Bula de Rybelsus® (Bula aprovada pela ANVISA em 26/09/2024)

A Novo Nordisk é a detentora oficial da patente da molécula de Semaglutida, o princípio ativo do Ozempic®. Não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante. Além disso, não conseguimos garantir a eficácia de nenhum remédio feito em farmácias de manipulação.