A obesidade e outras doenças crônicas graves representam uma ameaça significativa para o bem-estar global, afetando milhões de pessoas e sobrecarregando os sistemas de saúde. Esses desafios de saúde impactam de forma desproporcional as populações vulneráveis, revelando uma desigualdade acentuada na manutenção de uma vida saudável. Com base em mais de dez anos de experiência em promoção da saúde urbana e programas de prevenção de doenças, observamos que melhorar a equidade na saúde pode ser uma defesa formidável contra a obesidade e outras doenças crônicas.

Estamos adotando ações determinadas e focadas para prevenir doenças crônicas antes mesmo de surgirem. Nossa abordagem dupla visa criar condições para uma melhor saúde urbana para comunidades vulneráveis e um renovado esforço para prevenir o sobrepeso e a obesidade infantil.

Prevenção de doenças crônicas em cidades
Cities for Better Health é uma parceria público-privada comprometida em impulsionar ações para prevenir doenças crônicas graves em ambientes urbanos. Somos uma rede global que ajuda a construir parcerias preventivas impactantes e a promover ações impactantes em mais de 50 cidades em todo o mundo.

Trabalhamos com as comunidades locais para aumentar o acesso a espaços saudáveis, facilitando para as pessoas o consumo de alimentos nutritivos, a prática de atividade física e alcance do bem-estar e da boa saúde.

O programa Cities for Better Health em Campinas tem como objetivo desenvolver, fortalecer e expandir intervenções que apoiem a prevenção primária da obesidade e outras doenças crônicas no município. 

Por meio da parceria entre a Prefeitura de Campinas, a Novo Nordisk, a Embaixada da Dinamarca no Brasil e o Impact Hub como parceiro implementador, Campinas é a primeira cidade brasileira a integrar a rede global sobre o tema.

“Passos para uma vida melhor” é um conjunto de ações intersetoriais que buscam a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção ao sobrepeso, obesidade e outras doenças crônicas em diferentes regiões da cidade de Campinas. O programa foi criado em Campinas no âmbito do Cities for Better Health. 

As ações são planejadas e implementadas por diferentes secretarias municipais (Saúde; Educação; Esporte e Lazer; Desenvolvimento e Assistência Social, Cultura e Turismo e Comunicação) e a CEASA – (Centrais de Abastecimento), PIC (Primeira Infância Campineira) de acordo com os contextos locais.

O programa acontece por meio de dois tipos de intervenção. Para os servidores das secretarias participantes é realizada uma formação sobre promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, com foco em alimentação saudável e adequada, além da prática de atividade física. A partir desta formação, os servidores do município planejam e implementam as ações intersetoriais de atividade física e alimentação saudável para a população.

Após um primeiro ciclo realizado em 2023, no mesmo ano o programa foi expandido e ao longo de 2025 está sendo implementado em toda a cidade de Campinas.

Em junho de 2024, a Novo Nordisk e Prefeitura de Campinas lançaram a iniciativa do programa global Cities for Better Health com foco na prevenção da obesidade em crianças e adolescentes de 6 a 13 anos. 

O objetivo do projeto é implementar intervenções de impacto, escaláveis e comunitárias, sobretudo em áreas vulneráveis, para que crianças e adolescentes possam crescer de forma mais saudável. As intervenções serão voltadas à promoção de atividade física e a adoção de uma alimentação mais saudável.

Desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde

Prevenir doenças crônicas em cidades começa com a identificação de soluções inovadoras para os grandes desafios de saúde. A Novo Nordisk tem impulsionado uma variedade de desafios inovadores, e agora, a iniciativa Cities for Better Health está continuando esse legado de inovação. 

O Desafio das Cidades Saudáveis (The Healthy Cities Challenge), em parceria com a C40 Cities, tem um ganhador brasileiro: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o projeto Oswaldo Cruz Urban Lab.

Com foco em intervenções estratégicas que geram grande impactos, o projeto já está promovendo mudanças significativas no bairro. Tudo isso graças à participação e colaboração dos moradores, do governo e de todos que constroem a cidade.

Para saber mais sobre o Desafio das Cidades Saudáveis: Healthy Cities Challenge

Iniciativa do programa Cities for Better Health em parceria com Instituto Nossa Arena, utiliza o futebol para promover saúde, empoderamento e equidade entre meninas em São Paulo (SP). O programa visa criar espaços seguros e inclusivos para que as meninas joguem, cresçam e prosperem.

Nos bairros de baixa renda, muitas meninas têm acesso limitado a espaços para esportes. Dessa forma, o programa promove confiança, liderança e bem-estar ao incentivar a atividade física, além de desenvolver habilidades e oferecer educação em saúde.

Com parcerias com sete organizações comunitárias, o Football for Better Health capacita líderes locais a criar espaços sustentáveis para meninas. O programa combina futebol, mentoria e educação em saúde até 2027 (Copa do Mundo de Futebol Feminino), promovendo empoderamento e comunidades mais fortes.

Saiba mais em: https://www.citiesforbetterhealth.com/latest-news/empowering-girls-transforming-communities.html