Onde descartar: 

Os resíduos devem ser descartados, imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos. O coletor é um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa.

Onde adquirir:

O coletor pode ser retirado gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde* ou adquirido em farmácias, lojas especializadas e casas cirúrgicas.

Onde armazenar: 

O coletor deve ser mantido em local seguro, longe das crianças e de animais domésticos.

Quando trocar: 

O coletor deve ser trocado por um novo quando o preenchimento atingir a linha pontilhada. Nunca tente resgatar algo de dentro do coletor ou reaproveite-o.

Onde entregar: 

Após fechar o coletor, coloque-o em uma sacola plástica, amarre as alças e armazene-o em uma outra sacola, mais resistente, para transportar com segurança. Faça a entrega na Unidade Básica de Saúde* mais próxima.

 

 

Posso jogar no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário todos os produtos adquiridos em farmácias? 

Não podemos descartá-los nestes locais, embora isso ainda seja muito praticado pelas pessoas.

O que acontece ao jogar o produto no lixo, na pia ou no vaso sanitário?

Muitos produtos adquiridos nas farmácias, como medicamentos, cosméticos (dentre eles esmaltes, acetona, tinturas para cabelo, cremes para tratamentos de pele, entre outros), são considerados inofensivos pela maioria das pessoas. Contudo, esses produtos contêm substâncias químicas e, quando descartados no lixo comum, na pia ou vaso sanitário, contaminam o meio ambiente e prejudicam a saúde.

Mas o que fazer se algum produto vencer em sua casa?

  • Procure um posto de coleta para descartar os produtos corretamente. Eles podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.
  • Informe-se sobre os postos de coleta com a Vigilância Sanitária de sua cidade.

Fonte: Informações retiradas da matéria da Folha de São Paulo, veja o material completo na íntegra,  aqui!