O que NÃO fazer?
Primeiramente, nenhum medicamento deve ser reaproveitado ou utilizado fora do prazo de validade. Isso representa risco à saúde.

Se você tiver em casa qualquer um desses produtos e quer descartá-los, não o faça utilizando o lixo doméstico ou pias e vasos sanitários. Busque um posto de coleta para realizar o descarte corretamente.

O que fazer com a medicação utilizada ou vencida?
Em ambos os casos, o descarte deve ser realizado em locais apropriados e não em lixeiras comuns. A razão disso é que muitos produtos e medicamentos apesar de inofensivos para a maioria das pessoas, podem contaminar o meio-ambiente e prejudicar a saúde (de pessoas, de animais, do solo).

Se você tiver em casa medicamentos utilizados ou vencidos, o correto é se dirigir a um posto de coleta para descartar os produtos corretamente. Esses postos podem ser encontrados em farmácias, postos de saúde e hospitais.

Você pode consultar os postos de coleta em farmácias de sua cidade no link a seguir: Descarte de medicamentos vencidos | Descarte consciente

Agulhas
Agulhas, assim como medicamentos, devem ser descartadas em um local adequado para esse tipo de produto. Porém, como estamos falando de um objeto cortante, o cuidado deve ser redobrado.

O descarte das agulhas deve ocorrer imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos, que consiste em um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa.

Quando o coletor chegar no seu limite, feche-o e faça o descarte na Unidade Básica de Saúde mais próxima. é importante lembrar que as agulhas não podem ser descartadas na farmácia. Portanto, para o descarte do medicamento na farmácia, é necessário que as agulhas sejam retiradas antes.

Reciclaneta
Em 2021, iniciamos um projeto piloto de reciclagem das canetas de aplicação de medicamentos da Novo Nordisk utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes.

O projeto Reciclaneta foi idealizado em parceria com o IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione), onde é realizada a coleta de canetas de medicação produzidas pela Novo Nordisk. No IEDE, os pacientes podem levar as canetas para descarte após o seu uso. De lá, elas são enviadas para separação e devido tratamento, até a reciclagem dos materiais em novos produtos.

O IEDE está localizado na R. Moncorvo Filho, 90 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20211-340.

A Novo Nordisk estuda agora a ampliação de novos pontos de coleta do projeto Reciclaneta, tomando como base os aprendizados com o projeto piloto no IEDE.

Caso tenha alguma dúvida adicional, você pode entrar em contato conosco por meio do Fale Conosco.

Encontre o ponto de coleta mais próximo de você clicando aqui.

Como descartar: 

Os resíduos devem ser descartados, imediatamente após o uso, em um coletor apropriado para resíduos perfurocortantes, biológicos e químicos. O coletor é um recipiente rígido e inquebrável, com boca larga e tampa.

Onde adquirir:

O coletor pode ser retirado gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde* ou adquirido em farmácias, lojas especializadas e casas cirúrgicas.

Onde armazenar: 

O coletor deve ser mantido em local seguro, longe das crianças e de animais domésticos.

Quando trocar: 

O coletor deve ser trocado por um novo quando o preenchimento atingir a linha pontilhada. Nunca tente resgatar algo de dentro do coletor ou reaproveite-o.

Onde entregar: 

Após fechar o coletor, coloque-o em uma sacola plástica, amarre as alças e armazene-o em uma outra sacola, mais resistente, para transportar com segurança. Faça a entrega na Unidade Básica de Saúde mais próxima.