Na maioria das pessoas, o hormônio do crescimento é produzido naturalmente pela glândula pituitária no cérebro. Como o nome indica, o hormônio do crescimento é responsável por nos fazer crescer. Além disso, também contribui para muitas outras funções importantes no corpo, como:

  • Desenvolvimento de ossos fortes e saudáveis;
  • Regulação do metabolismo do corpo, especificamente o equilíbrio entre massa magra e gordura;
  • Desenvolvimento e manutenção dos órgãos do corpo;
  • Produção de níveis gerais de bem-estar e energia.

 

O que causa um déficit do crescimento?

Há muitas razões possíveis pelas quais uma criança pode crescer menos ou mais lentamente do que as outras. Algumas delas são totalmente inofensivas e não afetam a saúde da criança, como, por exemplo, é o caso de algumas crianças que simplesmente crescem com uma taxa hormonal diferente, mas que, à medida que envelhecem, chegam a uma taxa perfeitamente saudável.

Mas há outras razões mais sérias pelas quais uma criança pode não estar crescendo como deveria. Essas razões podem variar de má nutrição a certas condições médicas, como uma doença renal ou hepática. E, dentre essas possibilidades, existe a chance de que o corpo não esteja produzindo em quantidade suficiente os hormônios de crescimento, responsáveis por fazê-los crescer, ou que ele não esteja exercendo suas funções como esperado.

Existem centenas de condições médicas conhecidas que podem afetar o crescimento de uma criança. A maioria são doenças raras, como a síndrome de Noonan, que afeta 1 em 1.000-2.500 de nascidos vivos.

Sabia que, entre 0 e 16 anos, as crianças trocam o tamanho de suas roupas cerca de 21 vezes?

O hormônio do crescimento humano (GH) é um mensageiro químico crucial para o crescimento e desenvolvimento do corpo.

Quando o problema é relacionado à ação ou à quantidade de GH, algumas vezes o tratamento se dá com uma terapia de reposição biossintética do hormônio do crescimento, similar ao produzido pelo corpo.

Ilustração de distúrbios de crescimento exibindo equipamentos de laboratório.

A terapia hormonal de crescimento é uma terapia de reposição hormonal feita com o hormônio biossintético, idêntico ao hormônio natural de crescimento produzido pelo corpo. Como é uma proteína, precisa ser injetado para funcionar corretamente.

A terapia é normalmente utilizada para tratar crianças que não estão crescendo devido a uma condição médica subjacente, mas também pode tratar adultos com deficiência do hormônio do crescimento (este medicamento dever ser usado apenas quando indicado por um médico).

As melhorias e avanços no design do dispositivo fizeram uma grande diferença para as crianças que precisam de injeções hormonais de crescimento diárias. Hoje, existem canetas com muitos recursos.

Começamos a ser pioneiros nos avanços da terapia hormonal de crescimento há mais de 30 anos e, três décadas depois, nossos tratamentos de distúrbios de crescimento ainda estão beneficiando as pessoas em todo o mundo.

Dispostos a trazer soluções inovadoras às pessoas, nossos cientistas aplicaram nossa longa experiência em engenharia de proteínas para desenvolver um hormônio de crescimento de longa duração adequado para uma aplicação semanal.