A Novo Nordisk Brasil mantém um compromisso com a promoção da inclusão e da diversidade. Em parceria com o Instituto +Diversidade, frente social da +Diversidade, uma organização sem fins lucrativos dedicada a mobilizar recursos para soluções de alto impacto social, a Novo Nordisk busca não apenas criar um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, mas também assegurar que cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado.

A diversidade nas empresas não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia de negócios inteligente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), altos níveis de igualdade, diversidade e inclusão estão associados a mais inovação, produtividade, desempenho, recrutamento e retenção de talentos, bem como a satisfação da força de trabalho.

No entanto, uma pesquisa¹ realizada pela OIT, em colaboração com a plataforma Somos Diversidade e UNAIDS Brasil, revela que apenas 55,71% das pessoas afirmaram que as empresas onde trabalham estão muito preocupadas com a inclusão de pessoas de grupos minorizados na sociedade.

Apesar do avanço significativo na conscientização, ainda há muito a fazer para termos, de fato, equidade no ambiente de trabalho, como algumas das iniciativas da Novo Nordisk Brasil.

O que a Novo Nordisk tem feito?

Desde 2022, a empresa tem desenvolvido, com apoio da +Diversidade, iniciativas com grupos de afinidade. Com 100% de ação voluntária, os grupos de afinidade são compostos por líderes e funcionários que compartilham uma identidade em comum e têm como objetivo levar letramento em diversidade, inclusão, equidade e pertencimento a todos.

Atualmente, a Novo Nordisk Brasil conta com quatro grupos de afinidade em atuação: 

  • Equidade de Gênero: concentra seus esforços na promoção da igualdade entre homens e mulheres, buscando eliminar disparidades de gênero no local de trabalho, bem como criar um ambiente que favoreça o empoderamento feminino em todos os níveis da organização.

  • LGBT+: trabalha para fomentar um ambiente inclusivo e acolhedor para os funcionários LGBT+, defendendo a diversidade sexual e de gênero e combatendo atitudes discriminatórias, construindo uma cultura que celebre a diversidade.

  • Étnico-Racial: dedicado a promover a diversidade étnica e racial dentro da empresa, reconhecendo a importância da representatividade e buscando criar oportunidades igualitárias para todos os funcionários, independentemente de sua origem étnica ou racial.

  • Pessoas com Deficiência e Acessibilidade: tem o objetivo de garantir a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, trabalhando para eliminar barreiras físicas e comportamentais, além de impulsionar a conscientização sobre as necessidades específicas desse grupo, garantindo que todos os funcionários tenham as mesmas oportunidades de contribuir e crescer dentro da empresa.

Ao longo do ano, cada grupo de afinidade, separadamente, é responsável pelo desenvolvimento de ações que visam envolver os funcionários nos temas latentes de cada segmento. Entre as ativações, estão eventos, palestras e materiais institucionais, além de apoio e patrocínio a eventos relevantes para as comunidades contempladas por esses grupos.

Os fóruns oferecem suporte, compreensão, informações e recursos compartilhados, promovendo o sucesso coletivo dos participantes, como explica Julia Drezza da consultoria +Diversidade: "Os grupos de afinidade são espaços seguros onde pessoas se reúnem voluntariamente, permitindo à organização implementar estratégias de diversidade e inclusão de forma mais efetiva. Eles são uma rica fonte de feedback e compreensão das demandas de grupos minorizados, dentro e fora da empresa. Além disso, esses grupos podem se tornar pontos de referência de talentos, locais de troca de experiências, acolhimento, desenvolvimento profissional e proposição de ações representativas."

¹Pesquisa Diversidade Aprendiz, disponível em https://www.somosdiversidade.com.br/pesquisa, último acesso em 3/6/2024.