O WebSummit nasceu em Dublin, capital da Irlanda, com o propósito de unir pessoas e tecnologias que possam mudar o mundo. Tudo começou como uma pequena conferência que recebeu 150 pessoas, em outubro de 2009, mas o evento cresceu rapidamente e logo tornou-se o maior encontro mundial de tecnologia, dirigido a grandes empresas e startups, investidores, CEOs, mídia, influenciadores e pessoas que desejam revolucionar o mercado com novas ideias e inovações.

Esse ano, entre os dias 15 e 18 de abril, o WebSummit Rio 2024 reuniu milhares de pessoas no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), batendo recordes de audiência. Foram 120 países participantes, mais de 34.000 pessoas presentes, além de mais de 500 palestrantes e mais de 1.000 startups em busca de parcerias. Nós, da Novo Nordisk, fomos a única empresa farmacêutica expositora no evento, acompanhando tudo de perto e divulgando nossas achoes de inovação digital, por meio do Digital Innovation HUB LATAM criado para enfrentar os desafios inerentes à jornada de quem vive com doenças crônicas graves.

Veja as tendências que a equipe da Novo Nordisk  destacou no evento

Além do nosso estande, que possibilitou interações estratégicas ao longo dos 4 dias de programação, estivemos presentes com uma equipe multidisciplinar que participou das palestras, visitou expositores, conectou-se com startups e, principalmente, ficou de olho nas últimas tendências apresentadas.

Simone Tcherniakovsky, VP de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, parte da equipe presente, conta que a experiência foi emocionante e gerou muitas reflexões e ideias, não só para negócios como para a vida pessoal.

1 - Inteligência artificial
Como já era esperado, este assunto gerou debates e discussões no evento, inclusive sobre ética e possíveis regulamentações, que se fazem necessárias para evitar o uso indevido. Junto a isso, também trouxe diversas possibilidades de aplicações, de comunicação até sustentabilidade, mas principalmente na área de saúde.

2 - Análises preditivas 
Este foi outro tema que chamou a atenção da nossa equipe. O processo junta análise de dados, machine learning, inteligência artificial e modelos estatísticos para prever comportamentos futuros. A utilização dessas análises em medicina preventiva e diagnóstica tem o poder de salvar muitas vidas, por conseguir prever o risco de doenças hereditárias e sugerir ações preventivas personalizadas.¹

3 - Open health
A proposta do open health também brilhou os olhos das equipes da Novo Nordisk. Por meio de integração de sistemas em um aplicativo, o próprio paciente centraliza seus dados de saúde e tem eles sempre à mão, disponíveis para compartilhar. Dessa forma, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores têm acesso a informações precisas sobre a jornada do paciente, o que oferece uma assistência mais eficiente e personalizada, aumenta a transparência e reduz possibilidades de erro médico.

4 - Hiperpersonalização
O conceito chamou a atenção por colocar cada indivíduo no centro dos negócios, durante toda a sua jornada de consumo, desde a estratégia de marketing até a venda e pós-venda. Coletando e analisando dados em tempo real, esse sistema cria perfis detalhados dos clientes, permitindo o entendimento das suas preferências de compras, comportamentos, valores e estilos de vida.

5 - Aplicativos de mensagens instantâneas
Não são novidade para nós, mas estão chegando cada vez mais perto da saúde e, isso sim, é uma tendência, que poderá democratizar o acesso à saúde. 

Joost Wolfs, Diretor de Digital, Data e Ti da Novo Nordisk que também esteve no WebSummit Rio 2024, disse que apesar de ser um evento focado em tecnologia, é muito inspirador ver que, no final das contas, é o valor humano que se destaca. Prova disso, é ver tantas pessoas em busca de soluções que melhorem a vida das pessoas. 

SEBRAE – O que é e como funciona a análise preditiva na saúde, disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pe/artigos/o-que-e-e-como-funciona-a-analise-preditiva-na-saude-entenda, último acesso em 14/05/2024.