O primeiro registro do termo Work-Life Balance surgiu no final dos anos 70¹ pela organização New Waly to Work and the Working Mothers’ Association, em Londres. Naquela época, o conceito de Work-Life Balance refletia as necessidades do período, quando novas leis² começaram a apoiar a entrada de mulheres no mercado de trabalho, o que trouxe um novo questionamento: como equilibrar a vida pessoal com a maternidade?

De lá para cá, o conceito segue em transformação e ressurge sempre que as circunstâncias pedem novas reflexões sobre o relacionamento entre vida pessoal e profissional. Por exemplo, a pandemia e a pós-pandemia.

A pandemia de Covid-19 trouxe novos questionamentos.

Durante quase dois anos, entre 2020 e 2022, trabalho, saúde, família e lazer misturavam-se de tal forma, que era muito difícil saber onde começava um e terminava outro. Conforme conta Vagner Cezarino, Consultor de Pessoas, Organização e Experiência do Colaborador na Novo Nordisk, “depois da pandemia, a busca pelo equilíbrio entre trabalho e vida pessoal tem sido um esforço em andamento, discutido no mundo inteiro. Inclusive, uma nova linha de pensamento diz que o termo correto deveria ser Work-Life Integration, pois sugere mais sinergia, enquanto o termo balance pode criar uma ideia de competição.”

Vagner Cezarino também conta que, atualmente, muitos profissionais consideram o trabalho híbrido mais importante do que a remuneração em si. É uma tendência mundial, manifestada inclusive nas entrevistas de emprego.

Afinal de contas, onde fica o equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Aqui na Novo Nordisk, entendemos que nosso bem maior é a saúde e como isso se reflete na vida das nossas pessoas. E como cada pessoa vive de acordo com suas próprias crenças e prioridades, esse balanço deve ser buscado individualmente. Conforme explica Vagner, “estamos sempre criando ações internas que incentivem a cultura do equilíbrio e orientando as lideranças para apoiar suas equipes nesse caminho. Entre muitas dessas ações, oferecemos horários modulares, benefícios flexíveis, sistema híbrido de presença, dia livre para comemorar o aniversário, Quick Massage sem custos, entre outras. Mas, no final das contas, encontrar o ponto certo depende de cada pessoa.”

Para alcançar um ponto de equilíbrio, Vagner reforça algumas dicas que considera mais importantes:

  • Autoconhecimento para definição de prioridades e dos próprios limites;
  • Diálogos com as lideranças para alinhar expectativas;
  • Saber dizer não quando for preciso;
  • Exercitar o foco

Vagner complementa que, em um país como o nosso, onde as pessoas, de forma geral, são mais sociáveis que em outras culturas, exercitar o foco pode ser muito difícil. Mas faz toda a diferença na otimização do tempo, em nossa produtividade e, consequentemente, nesse equilíbrio tão desejado.

Para conhecer mais sobre a cultura da Novo Nordisk, leia nossa matéria sobre o prêmio GPTW ( Great Place To Work).

¹ Work-Life balance: Um estudo no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, disponível em https://www.researchgate.net/publication/337749133_Work- Life_balance_Um_estudo_no_Instituto_Federal_de_Santa_Catarina_-_IFSC , último acesso em 17/04/2024.

² 2022 Global Talent Trends, by LinkedIN, disponível em https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions- lodestone/body/pdf/global_talent_trends_2022.pdf?utm_blog=blog , último acesso em 17/04/2024.