Campinas (SP), 25 de julho de 2024 – Novo Nordisk e Prefeitura de Campinas lançaram nova iniciativa do programa global Cities for Better Health. Agora, o foco é a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes de 6 a 13 anos. A reunião, realizada no gabinete do prefeito da cidade, Dário Saadi, contou com a participação da vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk no Brasil, Simone Tcherniakovsky; da gerente de sustentabilidade da companhia, Patricia Byington; do diretor de Sustentabilidade (LATAM), Alan Kadduri; do líder Global de Projetos do programa Cities for Better Health, Thomas Rahbek; do diretor global do programa Cities for Better Health, Jo Jewell; e do gerente sênior de Projetos de Sustentabilidade (International Operations), Stephan Morgan. Também estiveram presentes membros da Embaixada da Dinamarca; secretários municipais de Campinas; representantes da CEASA e os parceiros implementadores Delivery Associates e The Behavioural Insights Team. 

“Essa extensão do programa é voltada à prevenção da obesidade infanto-juvenil e será implementada por meio de nossa parceria com a Prefeitura de Campinas e com o apoio da Embaixada da Dinamarca. Para nós, é fundamental ter a continuidade do projeto aqui, com atenção especial para esse público. É importante salientar que a complexidade do desafio exige um trabalho em conjunto com vários setores da sociedade”, afirmou Simone.

O objetivo do projeto é implementar intervenções de impacto, escaláveis e comunitárias, sobretudo em áreas vulneráveis, para que crianças e adolescentes possam crescer de forma mais saudável. As intervenções serão voltadas à promoção de atividade física e a adoção de uma alimentação mais saudável. O apoio da Novo Nordisk e parceiros terá a duração de três anos. Campinas foi a primeira cidade brasileira a integrar o programa global Cities for Better Health, desde 2023. 

No Brasil, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por 75% do total de mortes. O avanço das doenças crônicas, como diabetes e obesidade, é, em grande parte, desencadeado por uma mudança nos ambientes em que vivemos. As cidades enfrentam uma crise climática e de equidade na saúde devido a modelos de planejamento desatualizados, levando a sistemas alimentares fragmentados, poluição, estilo de vida sedentários, isolamento social e falta de espaços verdes. O cenário é agravado pela falta de acesso a serviços e comodidades, que contribuem para impulsionar o aumento global de doenças crônicas e a redução da qualidade de vida.

Obesidade Infantil

As causas da obesidade infantil são múltiplas e envolvem fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Filhos de pais com obesidade possuem 80% de probabilidade de também desenvolverem a doença. O risco cai pela metade quando somente um dos pais possui excesso de peso. Já quando nenhum dos pais possui obesidade, a chance ainda existe, mas é de apenas 10%

Estudos populacionais mostram que a criança com obesidade tem 50% a 80% de chance de se tornar um adulto jovem com obesidade comparado ao risco menor de 10% em crianças eutróficas, ou seja, com peso adequado. 

A alimentação nos primeiros anos de vida é de suma importância para evitar obesidade. Estudos mostram que pacientes com ganho de peso exagerado nos primeiros anos de vida são mais propensos à obesidade. O aleitamento materno é sabidamente conhecido como um fator protetor da obesidade na infância. 

O excesso de peso também traz prejuízos psicossociais para o adolescente, pois o torna mais propenso a enfrentar situações de bullying, ter pior rendimento escolar e desenvolver ansiedade, por exemplo. 

Segundo o Observatório de Saúde na Infância¹, o Brasil tem três vezes mais crianças com excesso de peso do que a média global. E sobre os adolescentes, a média nacional é quase o dobro da global: 31,2% contra 18,2%. 

Sobre a Novo Nordisk

Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 64 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em três estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP), um centro de distribuição em São José dos Pinhais (PR) e um site produtivo em Montes Claros (MG), reconhecido como a maior fábrica de insulinas do Brasil e América Latina. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.

Referência 1 - Observa Infância - Fiocruz/Unifase. Observa Infância aponta retomada do crescimento na infância. Disponível: https://portal.fiocruz.br/noticia/observa-infancia-aponta-retomada-do-crescimento-na-coberturavacinal-infantil. Acesso em julho de 2024.

Contato para mais informações – Novo Nordisk

Imprensa:

Bruno Soares
11 91361-0665
bruno.soares@bcw-global.com

Janaina Lira 
janaina.lira@bcw-global.com

Fabiana Delgado
11 99104-2139
fabiana.delgado@bcw-global.com

Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bcw-global.com

Karina Klinger
11 94586-3725 
karina.klinger@bcw-global.com

Amanda Mendes
amanda.mendes@bcw-global.com

Ellen Pacheco
11 93762-7233 
enps@novonordisk.com