• Transformação para aumentar a agilidade e redirecionar recursos para oportunidades de crescimento em diabetes e obesidade, com o objetivo de alcançar milhões de pacientes não tratados
  • Intenção de reduzir aproximadamente 9.000 cargos globalmente, com expectativa de gerar economias anualizadas de DKK 8 bilhões até o final de 2026
  • Custos únicos de reestruturação de DKK 8 bilhões levam à atualização da previsão de crescimento do lucro operacional para o ano completo de 2025, entre 4–10% em CER

Bagsværd, Dinamarca, 10 de setembro de 2025 – A Novo Nordisk anunciou hoje uma transformação em toda a empresa para simplificar sua organização, melhorar a velocidade na tomada de decisões e realocar recursos para oportunidades de crescimento nas áreas de diabetes e obesidade. Como parte da transformação, a Novo Nordisk pretende reduzir sua força de trabalho global em aproximadamente 9.000 dos 78.400 cargos existentes na empresa, sendo esperadas cerca de 5.000 reduções na Dinamarca.

A transformação reflete o compromisso da empresa em atender à crescente demanda global, ao mesmo tempo em que compete em um mercado de obesidade mais dinâmico e voltado ao consumidor, como evidenciado pela recente desaceleração no crescimento. Nos últimos anos, a rápida expansão da Novo Nordisk aumentou a complexidade organizacional e os custos. A transformação visa enfrentar essa complexidade, permitindo que a Novo Nordisk invista mais em ciência, capacidades comerciais e expansão da produção – com o objetivo de alcançar milhões de pessoas ainda não tratadas.

Mike Doustdar, presidente e CEO da Novo Nordisk, afirmou: “Como líder global em obesidade e diabetes, a Novo Nordisk entrega produtos que transformam vidas de pacientes em todo o mundo. Mas nossos mercados estão evoluindo, especialmente em obesidade, que se tornou mais competitivo e voltado ao consumidor. Nossa empresa também precisa evoluir. Isso significa instaurar uma cultura de desempenho mais forte, utilizar nossos recursos de forma ainda mais eficaz e priorizar investimentos onde terão maior impacto – nas nossas áreas terapêuticas líderes.”

Prioridades de investimento, cronograma e outras iniciativas

A redução de pessoal está prevista para ocorrer em toda a empresa, incluindo áreas administrativas e funções da sede, e deverá gerar economias anualizadas totais de cerca de DKK 8 bilhões até o final de 2026. As economias serão redirecionadas para oportunidades de crescimento em diabetes e obesidade, incluindo iniciativas de execução comercial e programas de P&D. A implementação começará imediatamente, e a empresa espera comunicar-se com os funcionários afetados nos próximos meses, conforme negociações exigidas pelas legislações trabalhistas locais. Além disso, outras iniciativas serão implementadas para melhorar o foco organizacional, a cultura de desempenho, a agilidade na tomada de decisões e a eficiência de custos.

Mike Doustdar acrescentou: “É sempre difícil ver colegas talentosos e valiosos partirem, mas estamos convencidos de que esta é a decisão certa para o sucesso de longo prazo da Novo Nordisk. Precisamos mudar nossa mentalidade e abordagem para sermos mais rápidos e ágeis. Nosso plano de transformação foi desenhado para isso. Ao realinhar nossos recursos agora, poderemos priorizar investimentos que impulsionem o crescimento sustentável e a inovação futura para milhões de pacientes com doenças crônicas em todo o mundo, especialmente em diabetes e obesidade.”

Implicações financeiras únicas

A transformação em toda a empresa acarretará custos únicos de reestruturação líquidos estimados em DKK 8 bilhões, incluindo encargos por perdas de valor. Os custos de reestruturação de cerca de DKK 9 bilhões serão registrados no terceiro trimestre de 2025, compensados por economias de cerca de DKK 1 bilhão no quarto trimestre. Consequentemente, a Novo Nordisk espera um impacto negativo único estimado de cerca de 6 pontos percentuais no crescimento do lucro operacional anual em CER em 2025, em comparação com a previsão divulgada em 6 de agosto.

Previsão para 2025

Crescimento do lucro operacional (EBIT) em CER:

  • Expectativas em 10 de setembro: 4–10%
  • Expectativas em 6 de agosto: 10–16%

Depreciação, amortização e perdas por redução ao valor recuperável:

  • Expectativas em 10 de setembro: Cerca de DKK 21 bilhões
  • Expectativas em 6 de agosto: Cerca de DKK 17 bilhões

Sobre a Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa global líder em cuidados com a saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, com base em nossa herança no tratamento do diabetes. Fazemos isso por meio da inovação científica, da ampliação do acesso aos nossos medicamentos e do trabalho contínuo para prevenir e, eventualmente, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 77.400 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em aproximadamente 170 países. Presente no Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com cerca de 2.500 funcionários e está presente com escritório corporativo em São Paulo (SP) e unidade de produção em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais InstagramFacebookLinkedIn e YouTube.

Contato para imprensa

Ricardo Castellani
11 97558-5936
RFCA@novonordisk.com

Camila Cardoso
11 91278-7338
caif@novonordisk.com

Gabriela Castilho  
16 99349-5102 
gabriela.castilho@bursonglobal.com

Ellen Pacheco 
11 93762-7233 
enps@novonordisk.com

Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bursonglobal.com

Mariana Garcia  
11 97430-2973
mariana.garcia@bursonglobal.com