- Diferentemente de muitas outras doenças, não existem diretrizes estabelecidas sobre metas de tratamento para a obesidade, e os resultados muitas vezes baseiam-se apenas na porcentagem de perda de peso.
- O índice de massa corporal (IMC) e a relação cintura-altura (uma medida do tamanho de cintura prejudicial à saúde) representam importantes metas de tratamento da obesidade, associadas a um menor risco de complicações relacionadas à condição.
- O estudo STEP UP demonstrou que uma proporção significativamente maior de pacientes tratados com Wegovy® atingiu um IMC considerado saudável e uma relação cintura-altura segura (menor que 0,53), em comparação com nenhuma pessoa do grupo placebo.
- A maioria das pessoas que utilizou Wegovy® e alcançou essas duas metas também apresentou níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e glicemia — fatores que reduzem o risco de doenças cardiovasculares.
São Paulo, 5 de novembro de 2025 – A Novo Nordisk apresentou nesta quarta-feira, durante a ObesityWeek®, novos dados do estudo de fase 3b STEP UP, que demonstraram que, além de promover uma perda de peso média de 21%, Wegovy® (na dose aprovada de semaglutida 2,4 mg e na dose mais alta de 7,2 mg) ajuda a alcançar um peso saudável, além de reduzir o risco de complicações associadas à obesidade.¹ ²
Diferentemente de muitas outras doenças crônicas, não existem diretrizes estabelecidas sobre quais metas de tratamento os médicos devem usar para tratar a obesidade, com os resultados muitas vezes baseando-se apenas na porcentagem de perda de peso. No entanto, uma das principais metas do manejo da obesidade deve ser a prevenção de suas complicações, como diabetes ou doenças hepáticas, em paralelo à perda de peso.³
Em uma subanálise do STEP UP, uma proporção significativamente maior de pessoas com obesidade tratadas com Wegovy® atingiu o IMC inferior a 27 e uma relação cintura-altura menor que 0,53 (19,5% para semaglutida 7,2 mg e 13,2% para semaglutida 2,4 mg), em comparação com o placebo (0%).¹ Os pacientes tratados com Wegovy® que alcançaram ambas as metas também apresentaram níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e glicemia – fatores de associados a menor risco cardiovascular.¹
“Estes novos resultados demonstram que a maioria das pessoas em tratamento com Wegovy® que atingem certas metas de IMC e cintura também se beneficiam na redução de seus fatores de risco cardiovascular”, disse Emil Kongshøj Larsen, vice-presidente executivo e chefe de Operações Internacionais da Novo Nordisk. “Isso demonstra a eficácia de Wegovy® não apenas em ajudar as pessoas a perder o excesso de peso, mas também em prevenir complicações relacionadas à obesidade e melhorar a saúde geral. O risco de desenvolver complicações graves, como doenças cardiovasculares, renais e hepáticas, aumenta para pessoas com sobrepeso ou obesidade. O estudo STEP UP também mostrou que uma dose mais alta de Wegovy® proporciona uma perda de peso média de 21%, com 1 em cada 3 pessoas alcançando uma perda de 25% ou mais, e oferecerá uma nova e significativa opção para ajudar as pessoas com obesidade a atingir suas metas de peso e saúde.”
“O tratamento da obesidade precisa ir além da perda de peso, e estes dados reforçam exatamente isso. Já sabíamos, pelo estudo STEP UP, do potencial de uma dose mais alta de Wegovy® para uma perda de peso média de 21%, o que por si só já é um avanço significativo. Agora, esta nova análise comprova que o medicamento também atua na redução do risco de complicações graves, como diabetes e doenças cardiovasculares. Para a Novo Nordisk, a boa notícia é que estamos oferecendo uma ferramenta que não só trata a obesidade, mas que ajuda efetivamente as pessoas a se tornarem mais saudáveis e a viverem com mais qualidade”, afirma Marília Fonseca, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil.
Todos os participantes que atingiram as metas de IMC e de relação cintura-altura também apresentaram níveis saudáveis para dois ou mais fatores de risco cardiovascular, e mais da metade atingiu níveis adequados para quatro ou mais fatores. Esses resultados reforçam que Wegovy® pode contribuir para diminuir o risco de complicações da obesidade, além de seu efeito já comprovado na perda de peso.¹
“O uso de metas de IMC e da relação cintura-altura demonstrou estar associado a um menor risco de complicações relacionadas à obesidade”, disse Carel W le Roux, do Centro de Pesquisa de Complicações do Diabetes, Conway Institute, University College Dublin, Irlanda. “Esta nova análise do STEP UP reforça os benefícios para a saúde que esperamos da semaglutida, como a proteção cardiovascular, demonstrando seu poder em ajudar as pessoas com obesidade a alcançar uma perda de peso significativa e a melhorar sua saúde geral.”
A nova dose mais alta de Wegovy® (semaglutida 7,2 mg), investigada em dois estudos STEP UP, está atualmente sob análise da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), e a Novo Nordisk espera uma decisão regulatória até o final do ano. A Novo Nordisk também planeja submeter o medicamento à Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, e à Anvisa, no Brasil.
Sobre os estudos STEP UP
A Novo Nordisk concluiu dois estudos – STEP UP e STEP UP T2D – para investigar a eficácia e segurança da semaglutida 7,2 mg em pessoas com obesidade, com e sem diabetes tipo 2.
O estudo STEP UP, com duração de 72 semanas, foi um ensaio randomizado, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por placebo e de superioridade, desenhado para avaliar a eficácia e segurança da semaglutida 7,2 mg em comparação com a semaglutida 2,4 mg e placebo, como adjuvante à intervenção no estilo de vida. O estudo incluiu 1.407 adultos com IMC ≥30 kg/m² sem diabetes. O objetivo primário foi demonstrar a superioridade da semaglutida 7,2 mg em relação ao placebo na perda de peso. Os principais desfechos secundários confirmatórios incluíram o número de participantes que alcançaram 10%, 15%, 20% e 25% de perda de peso, respectivamente.
O estudo STEP UP T2D, também com duração de 72 semanas, investigou a semaglutida 7,2 mg em 512 adultos com obesidade e diabetes tipo 2, com o objetivo primário de demonstrar a superioridade da semaglutida 7,2 mg em relação ao placebo na perda de peso.
Sobre Wegovy®
A semaglutida 2,4 mg é comercializada sob a marca Wegovy®. No Brasil, Wegovy® é indicado como complemento a uma dieta com redução calórica e aumento da atividade física para controle de peso em adultos com IMC ≥30 kg/m² (obesidade) ou em adultos com IMC ≥27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso.
Wegovy® também é indicado para pacientes pediátricos a partir de 12 anos de idade com IMC inicial no percentil 95 ou superior para a idade e gênero (obesidade) e peso corporal acima de 60 kg.
Trata-se do primeiro análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar pessoas que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso. Aprovada pela Anvisa em janeiro de 2023, a semaglutida 2,4 mg chegou às farmácias brasileiras em agosto de 2024.
Sobre a Novo Nordisk
A Novo Nordisk é uma empresa global líder em cuidados com a saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, com base em nossa herança no tratamento do diabetes. Fazemos isso por meio da inovação científica, da ampliação do acesso aos nossos medicamentos e do trabalho contínuo para prevenir e, eventualmente, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 77.400 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em aproximadamente 170 países. Presente no Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com cerca de 2.500 funcionários e está presente com escritório corporativo em São Paulo (SP) e unidade de produção em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Referências
1. Le Roux CW, Garvey WT, Kolnes KJ, et al. STEP UP: Efficacy of Semaglutide in Obesity Treatment Targets and Cardiovascular Risk Thresholds. Oral Presentation at ObesityWeek 2025; 4-7 November 2025; Atlanta, US.
2. Wharton S, Freitas P, Hjelmesæth J, et al. Once-weekly semaglutide 7.2 mg in adults with obesity: the randomised, controlled, phase 3b STEP UP trial. Lancet Diabetes Endocrinol. 2025:S2213-8587(25)00226-8.
3. McGowan B, Ciudin A, Baker JL, et al. Framework for the pharmacological treatment of obesity and its complications from the European Association for the Study of Obesity (EASO). Nat Med. 2025. doi: 10.1038/s41591-025-03765-w.
Ellen Pacheco
11 93762-7233
ENPS@novonordisk.com
Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bursonglobal.com
Ana Sniesko
11 94058-4926
ana.sniesko@bursonglobal.com
Camila Cardoso
11 91278-7338
CAIF@novonordisk.com
Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bursonglobal.com
Mariana Garcia
11 97430-2973
mariana.garcia@bursonglobal.com