• Análise indireta comparando os estudos OASIS 4 (oral) e STEP 1 (injetável) foi apresentada na ObesityWeek® 2025 e indica resultados semelhantes em perda de peso e benefícios cardiometabólicos¹.
  •  Novo Nordisk apresentou outras três análises sobre a semaglutida oral 25 mg. Em uma delas, seu uso esteve associado à melhora do controle glicêmico e de fatores de risco cardiovascular².
  • Outros dados mostraram que a semaglutida oral 25 mg foi associada à mesma eficácia na perda de peso em mulheres com obesidade, independentemente do estágio da menopausa³.

São Paulo, 5 de novembro de 2025 – A Novo Nordisk anunciou hoje, durante a ObesityWeek® 2025, em Atlanta (EUA), uma nova análise que demonstra que a semaglutida oral 25 mg (Wegovy® em comprimido*) possui eficácia comparável à sua versão injetável, Wegovy® (semaglutida 2,4 mg)¹. A comparação indireta, baseada nos dados dos estudos de fase 3, chamados OASIS 4 e STEP 1, sugere que a nova formulação oral pode oferecer uma alternativa de tratamento conveniente para a obesidade, sem comprometer os resultados clínicos.

A análise demonstrou que os principais desfechos — como a proporção de pessoas que atingiram reduções de peso corporal ≥5%, ≥10%, ≥15% e ≥20%, além de mudanças positivas nos marcadores cardiometabólicos e na qualidade de vida — foram comparáveis entre as formulações oral (OASIS 4) e injetável (STEP 1), respectivamente. 

No Brasil, onde quase um terço dos adultos vive com obesidade⁴ e as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte, segundo o Ministério da Saúde, esses dados reforçam a importância de tratar a obesidade de forma integral e personalizada.

"A possibilidade de oferecer uma formulação oral com eficácia comparável à versão injetável representa um avanço fundamental na personalização e na conveniência do tratamento da obesidade", afirma Marilia Fonseca, diretora médica da Novo Nordisk no Brasil. "Estamos muito entusiasmados com esses dados, que reforçam nosso compromisso em liderar a ciência e em buscar soluções que transformem a vida das pessoas que vivem com essa doença crônica, oferecendo a elas mais uma opção para sua jornada de cuidado."

Outras análises do estudo OASIS 4

Além da comparação entre as formulações, outras análises exploratórias do estudo OASIS 4, também apresentadas na ObesityWeek®, fortalecem o corpo de evidências da semaglutida oral 25 mg: 

  • Melhora de fatores de risco cardiovascular: O tratamento com semaglutida oral 25 mg levou a melhorias superiores nos parâmetros glicêmicos (HbA1c, glicemia de jejum) e em fatores de risco cardiovascular, como proteína C reativa e triglicerídeos. No grupo semaglutida, 71,1% dos participantes com pré-diabetes alcançaram níveis normais de glicose, contra 33,3% no grupo placebo. Embora os benefícios tenham sido mais expressivos em quem perdeu mais de 15% do peso, houve melhorias claras em todos os pacientes tratados².
  • Redução de peso em mulheres na menopausa: Uma análise combinada dos estudos OASIS 4 e STEP mostrou que, independentemente da fase da menopausa, o uso de semaglutida foi associado a uma perda de peso significativa. Mulheres na prémenopausa perderam em média 18,2% do peso corporal, enquanto na perimenopausa perderam 15% e, na pós-menopausa, 15,7%³.
  • Melhora da função física: Pacientes que relataram baixa função física no início do estudo tiveram melhorias significativas. 77,3% dos que tomaram semaglutida oral 25 mg alcançaram uma mudança positiva no escore de função física, em comparação com 42,9% no grupo placebo⁵.

“A Novo Nordisk tem sido pioneira em inovação na área da obesidade há 25 anos, e os dados de semaglutida oral apresentados no ObesityWeek® refletem nosso compromisso em melhorar a vida das pessoas que vivem com obesidade”, disse Martin Holst Lange, diretor científico e vicepresidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Novo Nordisk. “Os resultados do OASIS 4 que estamos compartilhando neste importante congresso se somam às evidências clínicas existentes para a semaglutida oral e ampliam as descobertas para além da perda de peso, sugerindo melhorias na saúde geral.” 

O perfil de segurança e tolerabilidade da semaglutida oral 25 mg foi consistente com o de Wegovy® injetável. No estudo OASIS 4, os eventos adversos gastrointestinais foram, em geral, leves a moderados e transitórios, sendo os mais comuns: náusea (46,6% vs. 18,6% para placebo) e vômito (30,9% vs. 5,9% para placebo).

“Como publicado recentemente no New England Journal of Medicine6 , os resultados primários do estudo OASIS 4 demonstraram a eficácia da semaglutida oral 25 mg em investigação como potencial opção terapêutica para pessoas com obesidade e sobrepeso”, afirmou Domenica Rubino, MD, investigadora do estudo e diretora do Washington Center for Weight Management and Research, em Washington, DC. “É empolgante ver esses novos resultados, que mostraram melhorias claras nos parâmetros glicêmicos e nos fatores de risco cardiovascular em todos os pacientes tratados com a semaglutida oral 25 mg, independentemente da quantidade de peso perdida.”

Em fevereiro, a Novo Nordisk submeteu um pedido de Novo Medicamento (NDA) à FDA para a formulação em comprimido de Wegovy®. A análise da FDA está prevista para ser concluída até o final deste ano.

*O nome comercial 'Wegovy® em comprimido' foi submetido à FDA e aguarda aprovação.
**As análises foram conduzidas sob as estimativas de política de tratamento e de produto do estudo.

Sobre o OASIS 4 

O OASIS 4 foi um estudo de fase 3, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, com duração de 64 semanas, que avaliou a eficácia e a segurança da semaglutida oral 25 mg, administrada uma vez ao dia, em comparação com placebo, em 307 adultos com obesidade (IMC ≥ 30 kg/m²) ou sobrepeso (IMC ≥ 27 kg/m²) com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. Pessoas com diabetes foram excluídas. O estudo incluiu 12 semanas de escalonamento de dose e 7 semanas de acompanhamento após o término do tratamento.

No total, 307 participantes foram randomizados em proporção 2:1 para semaglutida oral 25 mg ou placebo, juntamente com orientação de estilo de vida por 64 semanas. 

Sobre a obesidade

A obesidade é uma doença crônica, progressiva e complexa que requer manejo de longo prazo. Um dos principais equívocos é considerá-la apenas como falta de força de vontade, quando, na verdade, há mecanismos biológicos subjacentes que dificultam a perda e a manutenção do peso. A obesidade é influenciada por diversos fatores, incluindo genética, determinantes sociais de saúde e ambiente.

Sobre Wegovy®

A semaglutida 2,4 mg é comercializada sob a marca Wegovy®. No Brasil, Wegovy® é indicado como complemento a uma dieta com redução calórica e aumento da atividade física para controle de peso em adultos com IMC ≥30 kg/m² (obesidade) ou em adultos com IMC ≥ 27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao excesso de peso⁷.

Wegovy® também é indicado para pacientes pediátricos a partir de 12 anos de idade com IMC inicial no percentil 95 ou superior para a idade e gênero (obesidade) e peso corporal acima de 60 kg.

Trata-se do primeiro análogo semanal do GLP-1 aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratamento de pessoas que vivem com obesidade e sobrepeso com ao menos uma comorbidade relacionada ao peso. Aprovada pela Anvisa em janeiro de 2023, a semaglutida 2,4 mg chegou às farmácias brasileiras em agosto de 2024. 

Sobre a Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa global líder em cuidados com a saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, com base em nossa herança no tratamento do diabetes. Fazemos isso por meio da inovação científica, da ampliação do acesso aos nossos medicamentos e do trabalho contínuo para prevenir e, eventualmente, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 77.400 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em aproximadamente 170 países. Presente no Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com cerca de 2.500 funcionários e está presente com escritório corporativo em São Paulo (SP) e unidade de produção em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube

Referências

1. Smith I, Ivkovic M, Plotkin M et al. Oral vs. injectable semaglutide: An indirect treatment comparison of weight loss outcomes. Poster presentation presented at ObesityWeek® 2025; 04–07 November 2025; Atlanta, Georgia. 

2. Rubino D, Birkhan O, Garvey W et al. Improvements in glycemic parameters and cardiovascular risk factors with oral semaglutide 25 mg. Oral presentation presented at ObesityWeek® 2025; 04–07 November 2025; Atlanta, Georgia.

3. Andrade M, Dunsmoor-Su R, Huvinen E et al. Semaglutide reduces body weight regardless of menopause status: STEP and OASIS 4 post hoc analysis. Poster presentation presented at ObesityWeek® 2025; 04–07 November 2025; Atlanta, Georgia.

4. Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Federation): https://data.worldobesity.org/publications/PBO--- Atlas-Mundial-da-Obesidade---WOF-2025-PT-BR.pdf - Último acesso: outubro 2025.

5. Rubino D, Birkhan O, Garvey W et al. Efficacy of oral semaglutide 25 mg in people with overweight or obesity and poor physical function. Poster presentation presented at ObesityWeek® 2025; 04–07 November 2025; Atlanta, Georgia.

6. Wharton S, Lingvay I, Bogdanski P, et al. Oral Semaglutide 25 mg in Adults with Overweight or Obesity. N Engl J Med. 2025; 393:1077-1087. DOI: 10.1056/NEJMoa2500969

7. Bula do Wegovy® - Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-eindicacoes/wegovy-semaglutida | Último acesso: outubro 2025. 

Ellen Pacheco
11 93762-7233
ENPS@novonordisk.com

Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bursonglobal.com

Ana Sniesko
11 94058-4926
ana.sniesko@bursonglobal.com

Camila Cardoso
11 91278-7338
CAIF@novonordisk.com

Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bursonglobal.com

Mariana Garcia
11 97430-2973
mariana.garcia@bursonglobal.com