A empresa responsável pelo tratamento de seus dados pessoais é:

NOVO NORDISK FARMACÊUTICA DO BRASIL LTDA.
CNPJ sob nºs 82.277.955/0001-55 e 82.277.955/0002-36
Avenida Francisco Matarazzo, nº 1350, torre 2, 1º andar.
Água Branca, São Paulo/SP
05001-100

Você sempre pode entrar em contato com a Novo Nordisk Brasil através do e-mail com o Encarregado pela Proteção de Dados no Brasil através do e-mail privacidadebr@novonordisk.com e encaminhar suas perguntas e/ou preocupações sobre como tratamos seus dados pessoais.

Para os fins descritos nesta Notificação, podemos tratar os seguintes tipos de Dados Pessoais:

  • Dentro de nossos Programas de Suporte a Pacientes (PSPs): seu nome (nome e sobrenome), número de celular, endereço de e-mail, especialidade, estado de registro e número de identificação do Conselho de Classe ao qual você pertença  (Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Odontologia, entre outros);
  • Dentro de nossas plataformas digitais:
    seus Dados Pessoais solicitados no formulário de identificação e cadastro nestas plataformas digitais, sejam eles obrigatórios ou opcionais (ex.: nome, sobrenome, número de identificação do Conselho de Classe ao qual você pertence, e-mail, telefone, estado de registro no Conselho de Classe etc.). Os dados solicitados em campos opcionais apenas serão registrados caso você tenha optado por preenchê-los no momento do seu cadastro;
  • seus Dados Pessoais de perfil de navegação em nossas plataformas digitais;
  • seus Dados Pessoais de identificação eletrônica, quando necessários (por exemplo, login, senhas, endereço IP, identificadores/cookies on-line, registros, tempos de acesso e conexão, gravação de imagem ou som ou gravações de voz previamente comunicadas e autorizadas por você);
  • No âmbito das demais interações que a Novo Nordisk pode ter com você:
  • suas informações gerais e de identificação, como por exemplo, nome, sobrenome, número de identificação do Conselho de Classe ao qual você pertença (CRM, CRF, CRO, entre outros), gênero, e-mail e/ou endereço postal, número fixo e/ ou celular, usuário de identificação em mídias sociais (ex.: Instagram, Facebook etc.);
  • sua função (por exemplo, cargo, nome da empresa, bem como, para profissionais de saúde, primeira especialidade, segunda especialidade, ano de graduação na faculdade de medicina, publicações, atividades de congressos, prêmios, formação acadêmica, dados sobre suas especializações e participação/contribuição em ensaios clínicos, diretrizes, conselhos editoriais e organizações, engajamentos em terapias e tratamentos);
  • informações de pagamento necessárias para realizar pagamentos de serviços contratados (como, por exemplo: valores pagos por serviços prestados e detalhes da conta bancária);
  • informações sobre sua utilização, respostas e/ou preferências, inclusive em termos de tipos de mensagens discutidas, canais de comunicação e frequência;
  • outros Dados Pessoais que você eventualmente nos forneça (como, por exemplo, quando você preenche formulários ou durante eventos em que participa, ou quando responde a perguntas durante uma conversa ou em uma pesquisa);
  • Dados Pessoais relacionados aos nossos produtos e serviços, incluindo, mas não se limitando a informações sobre a prescrição de tais produtos; e
  • informações sobre as atividades/interações promocionais, científicas e médicas que você tem ou venha a ter conosco.

Se você pretende nos fornecer Dados Pessoais sobre outras pessoas (por exemplo, seus colegas) deve fornecer uma cópia desta Notificação a estas pessoas diretamente ou por meio de seu empregador. Você é responsável pela legalidade desse fornecimento de Dados Pessoais conosco. 

1. Diretamente do Profissional da Saúde e/ou outras pessoas (por exemplo, seus colegas), por meio de informações fornecidas a nossos representantes de vendas, em quaisquer de nossas plataformas digitais e/ou por meio de outros serviços disponibilizados pela Novo Nordisk;

2. Por meio de pacientes que receberam uma prescrição do Profissional da Saúde para um dos produtos cadastrados em nossos Programas de Suporte a Pacientes (ex.: NovoDia) e cadastraram o CRM do Profissional da Saúde no respectivo Programa de Suporte a Pacientes da Novo Nordisk; 

3. De publicações, sites ou mídias sociais publicamente disponíveis (ex.: Facebook, Instagram e outras mídias sociais); 


4. De fornecedores que obtiveram seu consentimento prévio e/ou utilizam outra base legal específica que os permita compartilhar seus Dados Pessoais conosco (citamos como principais empresas das quais obtemos seus Dados Pessoais: Afya, Memed, DoctorHub, IQVIA, entre outras).

Tratamos seus Dados Pessoais para as seguintes finalidades:
 
  • Acesso aos produtos e serviços da Novo Nordisk:  Realizar sua identificação para promover acesso a nossos produtos e serviços; Fornecer informações apropriadas, adequadas e atualizadas sobre doenças, medicamentos, bem como sobre nossos produtos e serviços (ex.: através de nossos representantes, nossa equipe médica e/ou nossos canais de SIC – Serviço de Informação Científica);
  • Para possibilitar a prestação de serviços para a Novo Nordisk: Prestação de serviços, pelo Profissional de Saúde, de consultorias ou palestras; Garantir sua participação em estudos clínicos patrocinado pela Novo Nordisk na qualidade de investigador e/ou coordenador de equipe responsável pela condução do estudo clínico junto ao Centro de Pesquisa;

  • Cadastro de seus Pacientes no Programas de Suporte a Pacientes (PSP) : Viabilizar o cadastro de seus pacientes em nossos PSPs, especificamente para os produtos que você prescreveu (evitando riscos à saúde do paciente); Confirmar que houve a prévia prescrição médica dos produtos participantes do referido programa; 

  • Suporte a dúvidas e atendimento: Para que possamos responder suas dúvidas e/ou fornecer atendimento eficiente  (ex.: através de nossos representantes, canais de atendimento, ferramentas digitais automatizadas etc.);

  • Eventos, reuniões e pesquisas de mercado/satisfação: Garantir sua participação em pesquisas de mercado e/ou de satisfação, eventos e/ou reuniões promocionais e/ou  científicos(as) (por exemplo, eventos médicos, simpósios, conferências etc.);

  • Comunicações e interações: Planejar, gerenciar, otimizar e executar comunicações e interações com você (por exemplo, através da operação de um banco de dados, mantendo registros de interações com Profissionais de Saúde ou gerenciando o planejamento de visitas e/ou relatório de visitações a Profissionais da Saúde);  Melhorar a qualidade de nossas comunicações, interações e serviços, adaptando nossa oferta às suas necessidades e interesses específicos; Compartilhar seus dados pessoais com nossos fornecedores parceiros para permitir que estes parceiros realizem comunicações e interações com você por meio do envio de convites para participação em pesquisas de mercado, eventos, reuniões científicas e/ou promocionais etc. 

  • Campanhas institucionais, marketing e publicidade direcionada: Realizar campanhas institucionais ou ações de marketing ou de publicidade de nossos produtos e/ou serviços, pela Novo Nordisk ou por parceiros (por exemplo, sociedades médicas e outras empresas parceiras);; Criar e identificar perfis de público-alvo e/ou público semelhante, a partir de inferências sobre seus Dados Pessoais, refletindo características, tendências, especialidades, localização, entre outros; Promover atividades e disseminação de informações relevantes sobre a Novo Nordisk, seus produtos, serviços e eventos, por meio do uso de ferramentas de marketing com ou sem inteligência artificial para definição e identificação de perfil de público semelhante; Direcionar e realizar exercícios de segmentação e de inteligência de mercado para melhor atender às suas necessidades profissionais, seja em nossas plataformas digitais ou através de visitas realizadas por nossos representantes de vendas.

  • Confirmar e atualizar informações e Dados Pessoais: Combinar Dados Pessoais dos Profissionais da Saúde com informações obtidas de outras fontes para nos ajudar a melhorar sua precisão e integridade geral e para nos ajudar a personalizar melhor nossas interações com Profissionais da Saúde; Coletar Dados Pessoais junto a terceiros, com intuito de confirmar e checar a integridade geral de nossos dados.

  • Tecnologia dos produtos e serviços da Novo Nordisk: Gerenciar nossos recursos de TI, incluindo gerenciamento de infraestrutura e continuidade de negócios; e Fornecer ferramentas e/ou tecnologia a você e/ou a seus pacientes, para permitir que você se beneficie de serviços oferecidos pela Novo Nordisk e/ou por seus parceiros comerciais (por exemplo, podemos optar por te dar acesso a determinados apps e/ou softwares que poderão tratar seus Dados Pessoais - nesses casos, por favor, consulte os termos de privacidade específicos de cada uma dessas ferramentas). 
  • Objetivos e inovação da Novo Nordisk: Cumprir  nossos objetivos de responsabilidade corporativa e social; e Promover a inovação da Novo Nordisk na área farmacêutica. 

  • Cumprimento de contratos: Para garantir a elaboração e/ou o cumprimento de um contrato de prestação de serviços e o respectivo pagamento de serviços celebrado entre a Novo Nordisk e você; e 
  • Cumprimento de obrigação legal, administrativa ou regulatória: Quaisquer fins impostos por lei e/ou ordens emanadas por autoridades devidamente competentes, sejam elas municipais, estaduais e/ou federais (como, por exemplo, no caso de reporte de transferência de valores a profissionais de saúde, previsto pela Lei nº 22.440 de 21/12/2016, promulgada pelo Estado de Minas Gerais);

  • Prevenção e segurança: Prevenção de fraudes ou atividades criminosas, uso indevido de nossos produtos ou serviços, bem como a segurança de nossos sistemas, arquitetura e redes de TI; 

  • Outras finalidades: Venda de quaisquer de nossos negócios e/ou ativos para permitir a aquisição por terceiros de todo ou parte de nossos negócios ou ativos.

Sob nenhuma circunstância os seus Dados Pessoais coletados serão vendidos pela Novo Nordisk a terceiros.


Para todo tratamento realizado com seus Dados Pessoais será atribuída uma base legal, conforme previsão da Lei Geral de Proteção de Dados. 

  • Nosso pessoal (incluindo funcionários e terceirizados das empresas do grupo econômico da Novo Nordisk); 
  • Nossos fornecedores e prestadores de serviços que fornecem serviços e produtos para nós (como, por exemplo, provedores de sistemas de TI e gerenciadores de plataformas digitais, provedores de serviços em nuvem, provedores de banco de dados e consultores); 
  • As Empresas Gerenciadoras dos Programas de Suporte a Pacientes (PSP) da Novo Nordisk, conforme aplicável; 
  • Órgãos reguladores, fiscalizadores, órgãos públicos ou tribunais nacionais e/ou internacionais, que tenham emanado ordem judicial e/ou administrativa que obrigue a Novo Nordisk a compartilhar seus dados pessoais; 
  • Nossos parceiros de negócios que oferecem produtos ou serviços em conjunto conosco ou com nossas subsidiárias ou afiliadas; 
  • Qualquer terceiro a quem atribuímos qualquer um de nossos direitos ou obrigações; e 
  • Nossos consultores e advogados externos na medida necessária para atender nossos objetivos de negócios e cumprir nossos Serviço.

Obs.: Os terceiros acima serão contratualmente  e/ou por lei obrigados a proteger a confidencialidade e segurança de seus Dados Pessoais. 

Os Dados Pessoais que coletamos de você também podem ser tratados, acessados ou armazenados em outro país, que pode ou não oferecer o mesmo nível local de proteção aos Dados Pessoais. 

Caso haja necessidade de transferirmos seus Dados Pessoais para empresas em outras jurisdições, garantiremos a proteção de seus Dados Pessoais (i) aplicando o nível de proteção exigido pelas leis locais de proteção de dados/privacidade aplicáveis ao Brasil, e (ii) atuando em conformidade com nossas políticas e normas, transferindo apenas seus Dados Pessoais de acordo com a regulamentação e legislação nacional. 

Você pode solicitar informações adicionais em relação às transferências internacionais de dados pessoais, exercendo seus direitos, conforme estabelecido na Seção 8 abaixo. 

Para transferências realizadas para a matriz e/ou outras afiliadas da Novo Nordisk, o Grupo Novo Nordisk adotou Regras Corporativas Vinculativas (“Corporate Binding Rules”), baseadas  no sistema de princípios, regras e ferramentas, estabelecidos pela legislação europeia, em um esforço para garantir níveis efetivos de proteção de dados relacionados à transferência de Dados Pessoais para fora do Brasil. 

Leia mais sobre as Corporate Binding Rules da Novo Nordisk em https://www.novonordisk.com/content/dam/nncorp/global/en/data-privacy/novo-nordisk-binding-corporate-rules.pdf. 

Obs.: O conteúdo acima está disponível no site corporativo global da Novo Nordisk e, por isso, está em idioma inglês. Caso necessite da tradução para português, por favor, envie uma solicitação para o e-mail privacidadebr@novonordisk.com.

Somente reteremos seus Dados Pessoais pelo tempo necessário para cumprir a finalidade para a qual foram coletados ou para cumprir com  requisitos legais ou regulamentares. 

A Novo Nordisk poderá manter seus dados pessoais após a finalidade de coleta ser atingida para, dentre outras finalidades, cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador ou para uso exclusivo do controlador.

Na posição de titular de Dados Pessoais, você tem os seguintes direitos: 

  • obter confirmação da existência de tratamento dos seus Dados Pessoais;
  • obter acesso aos seus Dados Pessoais que tratamos; 
  • obter a anonimização, bloqueio ou eliminação de Dados Pessoais desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD;
  • obter atualização ou correção dos seus Dados Pessoais que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados; 
  • solicitar a portabilidade dos seus Dados Pessoais a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
  • solicitar informações sobre as entidades públicas e privadas com as quais realizamos o uso compartilhado de Dados Pessoais;
  • Para os casos em que você deu seu consentimento para tratarmos seus Dados Pessoais, você pode revogar seu consentimento a qualquer momento. Você também pode solicitar informações sobre as consequências dessa revogação e/ou da negativa em fornecer o seu consentimento quando solicitado . A revogação do seu consentimento não afetará a legalidade do tratamento realizado antes de você revogá-lo e/ou para o tratamento de dados que estejam respaldados por outras bases legais;
  • Você pode se opor ao tratamento realizado com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento, em caso de descumprimento ao disposto na LGPD;
  • Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de Dados Pessoais que afetem seus interesses, em caso de usarmos  decisões automatizadas destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo, por exemplo.;
  • Você pode enviar uma reclamação sobre como tratamos seus dados pessoais à Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD, disponível no seguinte link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/abrir-requerimento-relacionado-a-lgpd 

Em quaisquer dos casos acima, antes de fornecer Dados Pessoais e/ou realizar alterações sobre os seus Dados Pessoais cadastrados em nossa base de dados, a Novo Nordisk e/ou a Empresa Gerenciadora do Programa de Suporte a Pacientes poderão requerer ao solicitante um comprovante de sua identidade (RG, CPF, CNH e/ou registro no Conselho de Classe ao qual você pertença), a fim de garantir a confirmação da sua identidade e segurança de seus Dados Pessoais. 

Segundo a lei aplicável, o exercício desses direitos pode ser limitado, dependendo das circunstâncias específicas da atividade de tratamento. Caso exista dúvidas ou solicitações relacionadas a esses direitos, entre em contato conosco conforme descrito na seção 1.

Caso o você deseje interromper o recebimento de nossas comunicações por um ou mais canais, você poderá entrar em contato com o nosso Encarregado pela Proteção de Dados no Brasil através do e-mail privacidadebr@novonordisk.com, que tomará as providências cabíveis de acordo com sua solicitação. 

Se você for um usuário registrado de nossas plataformas digitais, ou de nossos produtos ou serviços, ou ainda se tiver pacientes seus cadastrados nos nossos Programas de Suporte a Pacientes, é possível que continuemos a enviar mensagens de relacionamento pelo mesmo canal ou comunicações por outros canais, depois que você optar por não receber nossas comunicações por determinado canal. Se você tiver mais de um endereço de e-mail cadastrado conosco e/ou associado a você, pode ser que a interrupção ocorra apenas com relação a um endereço de e-mail e não aos demais que estejam cadastrados.  

Esta Notificação poderá ser alterada, revisada e atualizada pela Novo Nordisk, a qualquer momento, para refletir a contínua melhoria de nossas plataformas digitais, de nosso Programa de Suporte a Pacientes, de nossos produtos e serviços, atendimento a novas leis e para garantirmos a transparência a você.

Em caso de alterações importante, daremos a publicidade devida. Porém, recomendamos que você consulte regularmente esta Notificação para estar sempre atualizado com relação aos tratamentos de seus Dados Pessoais realizados pela Novo Nordisk. 


Data da última revisão: Janeiro de 2025.