Todos os funcionários da Novo Nordisk devem cumprir as políticas e diretrizes da empresa em todos os momentos. O Departamento de Compliance e/ou Compliance Officer é o responsável por implementar as normas corporativas referentes à Ética nos negócios.    

O Conselho de Ética nos Negócios é responsável por desenvolver e implementar a estratégia Global de Ética nos Negócios, garantindo o progresso contínuo do Programa Global de Conformidade com a Ética nos Negócios e monitorando a ética nos negócios da Novo Nordisk. 

A Gerência Executiva e o Comitê de Auditoria supervisionam a estratégia Global de Ética nos Negócios. 

Possuímos um Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios para garantir o cumprimento de todas as leis anticorrupção e para combatermos a corrupção. O programa se baseia em sete elementos:  

  • Implementar políticas e procedimentos relacionados à ética nos negócios.
  • Nomear um Diretor de compliance e formar comitês de compliance.
  • Realizar treinamento e capacitação efetivos.
  • Desenvolver linhas efetivas de comunicação.
  • Realizar monitoramento e auditorias internas.
  • Exigir o cumprimento das normas por meio da ampla divulgação de diretrizes disciplinares.
  • Reagir prontamente aos problemas detectados e tomar medidas corretivas.

Uma revisão externa anual garante a melhoria do programa conforme necessário. As melhorias recentes incluem:  

  • Um novo Código de Conduta de Ética nos Negócios, acompanhado de uma extensa atualização de todas as exigências globais referentes à anticorrupção.  
  • Estrutura do Compliance Framework, uma nova ferramenta interna para orientação, disponível online, que abrange todas as exigências globais e locais referentes à ética nos negócios. A ferramenta garante instruções consistentes e relevantes a todos os funcionários, ajudando-os a tomar a decisão certa, independentemente da situação que estiverem enfrentando. 
  • O app Compliance e Ética nos Negócios, lançado em agosto de 2017, garante que os funcionários, incluindo funcionários que atuam em campo, tenham acesso às exigências de Ética nos Negócios, de todos os dispositivos iOS, em modo online ou offline.  

A área de Compliance busca realizar programas efetivos de treinamento e capacitação. As atividades de treinamento dos funcionários incluem: 

  • Certificação corporativa dos procedimentos para todos os funcionários em escopo. 
  • Cursos à distância voltados a um público abrangente.
  • Treinamento presencial customizado com diálogos construtivos e interativos com os principais grupos de funcionários.  

O treinamento sobre Ética nos Negócios é oferecido em todos os programas de integração de novos funcionários e nos programas de desenvolvimento da gestão. 

Todos os funcionários, bem como a Diretoria, precisam ser aprovados em uma prova anual para garantir conhecimento e compreensão dos nossos procedimentos corporativos. 

Nós documentamos todos os treinamentos sobre compliance em nosso sistema global de aprendizado e gestão.   

Os testes online realizados pelos funcionários monitoram a efetividade do treinamento sobre compliance.  

Confira abaixo a porcentagem de funcionários da Novo Nordisk que foram certificados quanto ao Código de Conduta de Ética nos Negócios e que foram aprovados nos testes relacionados sobre exigências globais em Ética Comercial:  

  • 2016 (= 99%) 
  • 2017 (= 99%)  
  • 2018 (= 95%) 
  • 2019 (= 95%)
  • 2020 (= 100%)
  • 2021(= 99,40%)
  • 2022 (= 97,63%)

Nós interagimos com públicos de interesse externos para trocar conhecimento e discutir o nosso Programa Global de Compliance e Ética nos Negócios.   

Internamente, os programas de engajamento incluem diálogos interativos com grupos de funcionários selecionados. 

A Novo Nordisk se preocupa em proteger os dados pessoais eventualmente coletados durante interações com o público de interesse (Profissionais de saúde, pacientes, empregados, fornecedores etc.). Justamente por isso, desenvolvemos requerimentos específicos que visam garantir a proteção desses dados pessoais e o compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira. E para dar ainda mais transparência sobre como tratamos esses dados pessoais, disponibilizamos abaixo algumas notificações sobre o processamento de dados pessoais para algumas das nossas interações com público de interesse.  

NOTIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE    

NOTIFICAÇÃO DE PACIENTES PARTICIPANTES EM ESTUDOS CLÍNICOS  
  
NOTIFICAÇÃO DE USO E PROCESSAMENTO DE DADOS PESSOAIS PARA FORNECEDORES  
  
NOTIFICAÇÃO DE USO E PROCESSAMENTO DE DADOS PESSOAIS REPORTES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR (SAC)

Em caso de dúvidas sobre o tratamento de seus dados pessoais, por favor, nos contate através do e-mail sac.br@novonordisk.com

Nós estamos comprometidos em prevenir e corrigir comportamentos ilícitos e antiéticos. Desde 2004, o nosso Compliance Hotline (canal de denúncias), tem sido utilizado para abordar, de forma anônima, preocupações sobre desvios ou suspeitas de desvio de conduta frente à legislação ou às políticas internas. O Canal de Compliance está disponível online ou por telefone e foi traduzido para mais de 40 idiomas.  

Mais informações sobre o Canal de Compliance    

Adicionalmente, todos os funcionários devem relatar casos suspeitos de condutas ilícitas envolvendo fraudes financeiras, questões de qualidade, Novo Nordisk Way e Ética nos Negócios ao Comitê de Auditoria por meio das linhas de reporte internas. 

Realizamos auditorias internas para avaliar o cumprimento da nossa Política de Ética nos Negócios. Durante as visitas às unidades, os auditores entrevistam a gerência local, funcionários e/ou terceiros para avaliar o conhecimento e a implementação dos nossos procedimentos de Ética nos Negócios.  

Também utilizamos facilitadores internos (auditorias de valor), a cargo de uma equipe sênior com amplo conhecimento dos nossos negócios e cenário de atuação, para garantir aderência às nossas regras de Éticas nos Negócios.

Possuímos diretrizes globais para avaliar casos de conduta ilícita. Todos os casos, incluindo os identificados internamente, são alvos de investigações independentes e objetivas. A abordagem utilizada foi criada de modo a proporcionar aos funcionários anonimato total e confiança para reportar qualquer situação. As investigações em todas as regiões são realizadas de acordo com um manual global de investigações de compliance. Todos os casos substanciados são detalhadamente avaliados e, dependendo da gravidade, uma sanção disciplinar é aplicada, que pode variar de aconselhamento/novo treinamento à advertência verbal ou, em casos mais graves, término da relação laboral de acordo com as nossas diretrizes internas.  

Todos os casos significativos são comunicados ao Comitê de Auditoria.

As contribuições do setor privado aos processos de políticas públicas podem dar abertura à corrupção. Todas as nossas interações com oficiais do governo são regidas pelo Código de Conduta e Ética nos Negócios da Novo Nordisk.    

Para transparência e divulgação das contribuições, criamos um sistema que garante o cumprimento de todas as exigências locais e regionais em todo o mundo, incluindo a Lei Norte-Americana Sunshine Act, a Lei Francesa Loi Bertrand, o Código de Divulgação EFPIA e o registro de transparência da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. 

Mais informações sobre divulgações com transparência[conteúdo em inglês]