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Compliance hotline

Relate casos suspeitos de desvio de conduta

Os funcionários da Novo Nordisk e terceiros interessados podem relatar casos suspeitos de desvio de conduta com segurança e confidencialidade. O Compliance Hotline é dirigido e monitorado pelo Comitê de Auditoria [conteúdo em inglês], que faz parte do Conselho de Administração[conteúdo em inglês] da Novo Nordisk.  

Caso você seja um funcionário da Novo Nordisk, nós o encorajamos a relatar a sua questão à Gerência local; ao Departamento Jurídico ou de P&O (Pessoas e Organização). Quando essas alternativas não forem viáveis, utilize as opções mencionadas aqui.  

 

Como relatar a sua suspeita

É possível relatar uma suspeita ao ComplianceHotline por telefone (0800-591-6056) ou online. Em ambos os casos, clique no link abaixo para relatar e para obter mais orientações.  

Hotline: Portal de relato do Canal de Compliance  

É possível selecionar o idioma desejado e obter instruções sobre como fazer a ligação. O website também fornece os números de telefone.  

Observe que pode ser necessário aguardar ao telefone para ser atendido por um agente.

Acompanhar a questão relatada

Ao relatar uma questão por telefone ou online, você receberá um número de acesso e deverá criar uma senha.  

Incentivamos você a acompanhar o seu relato para verificar o andamento, fornecer informações adicionais ou verificar se possuímos mais perguntas que possam ajudar na investigação. 

Quando relatar uma questão

Assuntos relacionados à Ética nos Negócios, questões Contábeis e Fraudes, Novo Nordisk Way, Qualidade ou outros assuntos que envolvam riscos legais e/ou sérios riscos à Novo Nordisk podem ser relatados pelo Compliance Hotline.  

 

  • Gestão ou uso inadequado do Novo Nordisk Way pelo funcionário em práticas de gestão, conduta de negócios e comportamento, incluindo tratamento injusto de funcionário pelo gerente direto ou organização em linha. 
  • Fraude financeira, como roubo ou apropriação indevida de ativos e recursos da Novo Nordisk, fraude envolvendo fornecedores, recebimento de propina, manipulação contábil, quebra de controles contábeis internos e questões de auditoria. 
  • Conduta indevida em relação à Ética nos Negócios, incluindo conflitos de interesse ou corrupção com pagamento de propina ou pagamentos de facilitação, doações ou presentes e entretenimento oferecidos de forma não ética a parceiros comerciais, oficiais do governo ou profissionais da saúde pelos funcionários da Novo Nordisk ou por terceiros atuando em nome da Novo Nordisk.  
  • Conduta indevida em questões de qualidade, incluindo qualquer conduta indevida relacionada às Boas Práticas de Fabricação (BPF), Boas Práticas Clínicas (BPC), Boas Práticas de Covigilância Farmacêutica (BPCF) e Boas Práticas Laboratoriais (BPL). Outras condutas indevidas sérias relacionadas a procedimentos de Saúde e Segurança Ocupacional, Obtenção Responsável de Matérias-Primas e Ambiente Externo.  
  • Violações significativas de leis Antitruste ou relacionadas a Comércio Justo, Espionagem ou Sabotagem e Segurança da Informação.7

 

Devem ser relatadas apenas questões que envolvem riscos jurídicos e/ou outros sérios riscos à Novo Nordisk. Isso significa que questões relacionadas a pagamentos ou promoções, desentendimentos com colegas ou pequenas violações, reclamações práticas (defeitos em equipamentos, ambiente de trabalho, questões envolvendo feriados ou férias), questões referentes a acordos coletivos com sindicatos, outras reclamações sobre funcionários fumantes ou modo de se vestir no trabalho, etc. não podem ser relatadas pelo Canal de Compliance.

Anonimato e Antirretaliação

A Novo Nordisk não tolera discriminação ou retaliação contra pessoas que relatarem questões de boa-fé ou participarem de investigações. Caso acredite que você tenha sofrido retaliação por ter relatado uma questão ou participado de uma investigação, comunique essa conduta imediatamente ao Compliance Hotline. Todas essas denúncias serão investigadas de forma confidencial. 

Reclamações de clientes, efeitos colaterais e produtos falsificados

O sistema de denúncias não deve ser utilizado para relatar reclamações de clientes, efeitos colaterais ou produtos falsificados. Utilize o link abaixo para relatar casos envolvendo esses assuntos:

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Confidencialidade das informações

O Compliance Hotline está sediado em Copenhague, na Dinamarca. Está, portanto, sujeito a certas restrições dinamarquesas e da União Europeia relacionadas com a elaboração de tais relatórios.