Junho, 2024 

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que haverá disponibilidade intermitente da apresentação de Ozempic® 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Maio, 2024

Tendo em vista os desafios globais na cadeia de suprimentos de medicamentos, que afeta diretamente o abastecimento de insulinas em todo o mundo, a Novo Nordisk tem dedicado esforços para garantir a manutenção do tratamento aos pacientes com diabetes em mais de 170 países, incluindo o Brasil.

Num mercado com cada vez menos fornecedores de insulina, a companhia está aumentando a sua capacidade de produção por meio da ampliação de todas as suas fábricas ao redor do mundo e realiza a modernização de suas linhas de produção, ao mesmo tempo em que mantém investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, e busca expandir o seu portfólio de insulinas através de ofertas inovadoras.

Para garantir eficiência e abrir espaço de produção, a Novo Nordisk tem realizado diversas mudanças em seu portfólio, com o objetivo de reduzir os impactos para os pacientes com diabetes. Essas mudanças visam uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de desabastecimento.

Diante deste cenário desafiador, a companhia comunica que, a partir do mês de julho, haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, para os medicamentos Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), ambos com apresentação em frasco, com previsão de perdurar pelo segundo semestre de 2024. É importante destacar que esta restrição não tem relação com qualquer problema de qualidade ou segurança do produto.

Durante o período de escassez deste medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com orientação médica. Além disso, o SAC da Novo Nordisk fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

A Novo Nordisk tem como prioridade o cuidado com a saúde e o bemestar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos e se mantém trabalhando para oferecer o cuidado adequado às pessoas com diabetes e possibilitar a continuidade e a melhoria de seu tratamento.

Baixar o PDF

Maio, 2024

A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está avançando no processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no Brasil, conforme informado previamente às autoridades sanitárias e à comunidade.

Adicionalmente, informamos que poderá haver indisponibilidade do medicamento no mercado privado a partir da segunda quinzena de maio de 2024, devido aos desafios da cadeia global de suprimentos, conforme também já comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a legislação vigente (RDC 18/2014).

Cabe ressaltar que todos os contratos já firmados com o poder público serão honrados nos prazos estabelecidos, e que todas as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser utilizadas normalmente, até a data de vencimento.

A Novo Nordisk reitera que segue inovando e oferecendo um conjunto de terapias para o cuidado às pessoas com diabetes, fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde, que possibilitam a continuidade e a melhoria do tratamento para os usuários de Levemir®, através de alternativas terapêuticas inovadoras.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Abril, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado brasileiro desde 1o de abril de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF

Abril, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que, a partir de abril de 2024, Norditropin® FlexPro® estará novamente disponível no mercado brasileiro. Este retorno acontece ainda dentro de um cenário global de escassez do produto, com uma produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.

Enquanto as apresentações de 10mg e 15mg terão o abastecimento restabelecido, a apresentação de Norditropin® FlexPro® de 5mg terá disponibilidade intermitente durante o ano.

Para garantir o acesso do medicamento aos pacientes que já o utilizavam, a Novo Nordisk não abrirá, temporariamente, novos cadastros em seu Programa de Suporte ao Paciente NovoDia para o produto – apenas os pacientes já anteriormente cadastrados no Programa NovoDia terão acesso aos benefícios do Programa. Pacientes novos ou sem cadastro prévio no Programa NovoDia poderão adquirir Norditropin FlexPro fora do Programa, sem acesso aos benefícios oferecidos dentro do NovoDia. Além disso, todos os pacientes de Norditropin® FlexPro® cadastrados no Programa NovoDia terão um limite de compra de 7 (sete) caixas do medicamento, por apresentação, por mês, vinculado ao CPF de cadastro do paciente.

A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento. Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com

Baixar pdf

Março, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.

É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.

A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.

A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com). 

Baixar o PDF

Fevereiro, 2024

Informamos que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.

A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.

A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.

A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir:

  • Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg e 1mg), em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlada
  • Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg): indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado e para melhora do controle glicêmico
  • Wegovy® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg, 1mg, 1,7mg e 2,4mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade ou com sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso. Ainda sem data prevista de lançamento no Brasil.

Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você

Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.

Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.

Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa. 

Na hora da compra, desconfie sempre de:

  • sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
  • embalagem do medicamento visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto;
  • preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país). 

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).

Baixar o PDF

Fevereiro, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de medicamentos. 

Com este cenário desafiador, a Novo Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento, por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas possibilidades, a alternativa de menor impacto para os pacientes. 

A companhia mantém o Novo Dia, programa de suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar, basta se cadastrar no site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).  

Usuários também podem consultar as regras e políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias. 

O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade das demais presentes na caixa. 

Ao iniciar o uso da caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob refrigeração entre 2 °C e 8 °C.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.

Baixar o PDF

Fevereiro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que Victoza® está com disponibilidade intermitente de fevereiro a abril de 2024 devido à demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Recomendamos aos pacientes que entrem em contato com seu médico para as devidas orientações. Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Victoza®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com

Baixar o PDF

Janeiro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

Baixar o PDF