Setembro, 2024
A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está em processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Victoza®, conforme informado previamente às autoridades sanitárias. O encerramento definitivo da comercialização do medicamento está previsto para o último trimestre de 2025. Esta é uma decisão global que afeta todos os países onde a Novo Nordisk opera, inclusive o Brasil.
Cabe ressaltar que até lá o fornecimento se manterá inalterado e as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes ao longo deste processo poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a segurança garantida pela empresa.
Seguindo o compromisso de continuar proporcionando mais conforto e qualidade de vida para as pessoas com diabetes, a Novo Nordisk investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de alternativas terapêuticas inovadoras para viabilizar a continuidade e a melhoria de seu tratamento, e recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações e tranquila transição entre medicamentos.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk
Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação
gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com
Setembro, 2024
Informamos que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.
A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.
A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.
A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir:
Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você.
Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.
Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.
Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.
Na hora da compra, desconfie sempre de:
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais
de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como
reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem
como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor
(0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Agosto, 2024
A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com os pacientes, informa que a partir de 12 de agosto de 2024, retomará a possibilidade de novos cadastros no Programa de Suporte ao Paciente, NovoDia, para os pacientes em tratamento com Norditropin® FlexPro®.
Este retorno acontece após um cenário global de escassez do produto, decorrente de produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.
O NovoDia é um programa de benefícios que oferece apoio aos pacientes membros, com suporte gratuito de profissionais da saúde e preço diferenciado na compra de medicamentos Novo Nordisk. Através do desconto do programa NovoDia, os pacientes de Norditropin® FlexPro® poderão adquirir a medicação ao custo de R$104/mg, dentro de um limite de compra mensal de até 7 canetas de cada apresentação por CPF cadastrado.
Norditropin® FlexPro® está disponívei em apresentações de 5mg, 10mg e 15mg, sendo que a apresentação de 5mg ainda poderá apresentar disponibilidade intermitente ao longo de 2024. O abastecimento das apresentações de 10 e 15mg está restabelecido no mercado.
A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.
Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Agosto, 2024
A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com seus pacientes, informa que a partir de 1º de setembro de 2024, não serão aceitos cadastros no programa NovoDia para novos pacientes de Saxenda® (Liraglutida) e a partir de 1º de março de 2025, Saxenda® (Liraglutida) não fará mais parte do programa.
Além disso, para garantir a quantidade necessária para o tratamento
contínuo dos pacientes ativos, de setembro de 2024 a março de 2025, a
compra de Saxenda® será limitada a 3 caixas, por mês, por paciente,
por meio do programa NovoDia. Essa mudança é necessária para que seja
possível dar continuidade ao tratamento de pacientes ativos, bem como
aos benefícios e estoque dos novos medicamentos que chegam ao mercado,
ainda mais modernos e que proporcionam mais conforto e qualidade de
vida para os pacientes.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk
Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação
gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou
pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Julho, 2024
Em meio aos desafios globais na cadeia de abastecimento de medicamentos, a Novo Nordisk está comprometida em garantir a continuidade do tratamento para pessoas com hemofilia, inclusive no Brasil. Embora estejamos priorizando nossas obrigações contratuais existentes para pacientes em terapia com NovoSeven® 1 mg e 2 mg, problemas de fabricação não relacionados à segurança do medicamento e atrasos no processo de embalagem, bem como restrições de capacidade, causarão escassez intermitente de NovoSeven® 1 mg e 2 mg ao longo de 2024.
Nosso foco é minimizar o impacto para os pacientes que usam nossos produtos, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, de acordo com os requisitos regulatórios locais, e informando prontamente as comunidades médica e de pacientes sobre a situação, conforme as regulamentações locais. Compreendemos a preocupação significativa que essa situação pode causar aos pacientes, suas famílias e profissionais de saúde. Estamos comprometidos em continuar nosso apoio à comunidade de pacientes e garantir a disponibilidade dessas terapias essenciais.
Durante o período de escassez do medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com o aconselhamento médico. Além disso, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Novo Nordisk está disponível em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou por e-mail: sac.br@novonordisk.com.
A prioridade da Novo Nordisk é cuidar da saúde e do bem-estar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos, a companhia seguirá trabalhando para oferecer cuidados adequados às pessoas com hemofilia e garantir a continuidade e melhoria de seu tratamento.
Junho, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que haverá disponibilidade intermitente da apresentação
de Ozempic® 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda
maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de
qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Maio, 2024
Tendo em vista os desafios globais na cadeia de suprimentos de medicamentos, que afeta diretamente o abastecimento de insulinas em todo o mundo, a Novo Nordisk tem dedicado esforços para garantir a manutenção do tratamento aos pacientes com diabetes em mais de 170 países, incluindo o Brasil.
Num mercado com cada vez menos fornecedores de insulina, a companhia está aumentando a sua capacidade de produção por meio da ampliação de todas as suas fábricas ao redor do mundo e realiza a modernização de suas linhas de produção, ao mesmo tempo em que mantém investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, e busca expandir o seu portfólio de insulinas através de ofertas inovadoras.
Para garantir eficiência e abrir espaço de produção, a Novo Nordisk tem realizado diversas mudanças em seu portfólio, com o objetivo de reduzir os impactos para os pacientes com diabetes. Essas mudanças visam uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de desabastecimento.
Diante deste cenário desafiador, a companhia comunica que, a partir do mês de julho, haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, para os medicamentos Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), ambos com apresentação em frasco, com previsão de perdurar pelo segundo semestre de 2024. É importante destacar que esta restrição não tem relação com qualquer problema de qualidade ou segurança do produto.
Durante o período de escassez deste medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com orientação médica. Além disso, o SAC da Novo Nordisk fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
A Novo Nordisk tem como prioridade o cuidado com a saúde e o bemestar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos e se mantém trabalhando para oferecer o cuidado adequado às pessoas com diabetes e possibilitar a continuidade e a melhoria de seu tratamento.
Maio, 2024
A Novo Nordisk respeitosamente vem informar
que está avançando no processo de descontinuação da produção e
comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no
Brasil, conforme informado previamente às autoridades sanitárias e à comunidade.
Adicionalmente, informamos que poderá haver indisponibilidade do medicamento no mercado privado a partir da segunda quinzena de maio de 2024, devido aos desafios da cadeia global de suprimentos, conforme também já comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a legislação vigente (RDC 18/2014).
Cabe ressaltar que todos os contratos já firmados com o poder público serão honrados nos prazos estabelecidos, e que todas as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser utilizadas normalmente, até a data de vencimento.
A Novo Nordisk reitera que segue inovando e oferecendo um conjunto de terapias para o cuidado às pessoas com diabetes, fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde, que possibilitam a continuidade e a melhoria do tratamento para os usuários de Levemir®, através de alternativas terapêuticas inovadoras.
Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.
Abril, 2024
Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado brasileiro desde 1o de abril de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com
disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo
Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.
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Março, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta
qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo
de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo
as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas
Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam
substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto
que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.
É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.
A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.
A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.
Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).
Fevereiro, 2024
A Novo Nordisk, empresa líder global em
saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba
Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco
canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções
de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A
caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de
dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A
decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a
melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de
tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem
alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do
tratamento por um período maior e a redução nos riscos de
abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de
medicamentos.
Com este cenário desafiador, a Novo
Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento,
por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A
mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se
alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive
reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na
utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende
que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas
possibilidades, a alternativa de menor impacto para os
pacientes.
A companhia mantém o Novo Dia, programa de
suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o
tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe
multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo
para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar,
basta se cadastrar no
site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e
ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita
médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados
de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais –
LGPD).
Usuários também podem consultar as regras e
políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias.
O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se
armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante
do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura
da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade
das demais presentes na caixa.
Ao iniciar o uso da
caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada
corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob
refrigeração entre 2 °C e 8 °C.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.
Janeiro, 2024
Como fornecedora responsável e sempre
preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk
comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a
disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.
A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.
Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.