Outubro, 2024

Nota de esclarecimento sobre falsificação de Ozempic® 1mg

A Novo Nordisk, líder global em saúde, informa que foram identificados casos de falsificação de Ozempic®, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Há indícios de que canetas de insulina Fiasp® FlexTouch® foram readesivadas com rótulos de Ozempic® possivelmente retirados indevidamente de canetas originais do medicamento.

A companhia reconhece a gravidade da situação e esclarece que está em contato e colaborando com as autoridades competentes, para contribuir com a investigação dos fatos.

A empresa reitera seu compromisso com a segurança dos pacientes e, em função dessa ação criminosa, recomenda que qualquer pessoa que tenha adquirido Ozempic® atente-se aos detalhes da caneta antes da aplicação.

A caneta de Ozempic é de cor azul clara, com o botão de aplicação cinza. Já canetas de Fiasp são azuis escura, com botão laranja.

Para se proteger de casos de falsificação, na hora da compra, desconfie sempre de:

  • Sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
  • Embalagem do medicamento visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto – Ozempic® é vendido apenas em canetas pré-preenchidas injetáveis;
  • Preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).

Em caso de dúvidas sobre os pontos de vendas ou mesmo sobre o medicamento adquirido, os pacientes podem acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk Brasil, clicando aqui.

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Setembro, 2024

A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está em processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Victoza®, conforme informado previamente às autoridades sanitárias. O encerramento definitivo da comercialização do medicamento está previsto para o último trimestre de 2025. Esta é uma decisão global que afeta todos os países onde a Novo Nordisk opera, inclusive o Brasil.

Cabe ressaltar que até lá o fornecimento se manterá inalterado e as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes ao longo deste processo poderão ser consumidas normalmente, até sua data de vencimento, contando com a segurança garantida pela empresa.

Seguindo o compromisso de continuar proporcionando mais conforto e qualidade de vida para as pessoas com diabetes, a Novo Nordisk investe amplamente em pesquisa e desenvolvimento de alternativas terapêuticas inovadoras para viabilizar a continuidade e a melhoria de seu tratamento, e recomenda aos pacientes que procurem seu médico para as devidas orientações e tranquila transição entre medicamentos.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com

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Setembro, 2024

Informamos que o princípio ativo semaglutida não foi desenvolvido, em nenhum lugar do mundo, para uso em formato injetável em frascos, em cápsulas orais, pellets absorvíveis, fitas ou chip, conforme tem sido divulgado e associado erroneamente aos medicamentos da Novo Nordisk.

A Novo Nordisk desconhece a origem das matérias-primas e a forma de fabricação desses produtos. Ademais, a companhia é detentora da patente do princípio ativo semaglutida, de forma exclusiva, até pelo menos o ano de 2026. Assim, não fornecemos ou autorizamos o fornecimento de semaglutida a nenhuma farmácia de manipulação ou outra fabricante.

A Novo Nordisk ressalta que a importação, manipulação, fabricação e comercialização dos medicamentos e princípios ativos registrados pela companhia no Brasil que não sejam nas apresentações originais são consideradas irregulares. De acordo com a Anvisa, medicamentos irregulares não oferecem garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária, podendo representar risco de dano e ameaça à saúde.

A substância semaglutida é um receptor químico do peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) e seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir: 

  • Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg e 1mg), em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlada
  • Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg): indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado e para melhora do controle glicêmico
  • Wegovy® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg, 1mg, 1,7mg e 2,4mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável: indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade ou com sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.

Consulte sempre um médico para saber a melhor opção de tratamento para você.

Os medicamentos da Novo Nordisk que têm como princípio ativo a semaglutida foram estudados e devidamente testados para o tratamento seguro de populações e patologias específicas. Portanto, sua segurança está garantida apenas quando as moléculas registradas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são utilizadas conforme as indicações de uso apresentadas em bula.

Adicionalmente, a Novo Nordisk conta com processos definidos para captura de notificações de roubo de produto e suspeita de falsificação (incluindo suspeita de locais com venda ilegal do produto). Todos os casos recebidos são analisados e investigados para devida tratativa, inclusive em nível global.

Recomendamos sempre que pacientes comprem seus medicamentos apenas em farmácias devidamente licenciadas e que cumpram com todos os requerimentos sanitários exigidos pela Anvisa.

Na hora da compra, desconfie sempre de:

  • sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
  • embalagem do medicamento visivelmente alterada, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto;
  • preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com).

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Agosto, 2024

A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com os pacientes, informa que a partir de 12 de agosto de 2024, retomará a possibilidade de novos cadastros no Programa de Suporte ao Paciente, NovoDia, para os pacientes em tratamento com Norditropin® FlexPro®.

Este retorno acontece após um cenário global de escassez do produto, decorrente de produção menor do que a prevista, por conta de intercorrências na implementação e operação de uma nova linha de envase na Dinamarca, de onde o produto é importado, não sendo resultado de questões de qualidade ou regulatórias.

O NovoDia é um programa de benefícios que oferece apoio aos pacientes membros, com suporte gratuito de profissionais da saúde e preço diferenciado na compra de medicamentos Novo Nordisk. Através do desconto do programa NovoDia, os pacientes de Norditropin® FlexPro® poderão adquirir a medicação ao custo de R$104/mg, dentro de um limite de compra mensal de até 7 canetas de cada apresentação por CPF cadastrado.

Norditropin® FlexPro® está disponívei em apresentações de 5mg, 10mg e 15mg, sendo que a apresentação de 5mg ainda poderá apresentar disponibilidade intermitente ao longo de 2024. O abastecimento das apresentações de 10 e 15mg está restabelecido no mercado.

A Novo Nordisk reforça que buscou a melhor alternativa possível para viabilizar o retorno do medicamento ao mercado. Esta é uma situação que levamos muito a sério e estamos trabalhando intensamente para resolvê-la o quanto antes.

Reforçamos que todas as decisões da Novo Nordisk são tomadas com base na programação de produção que recebemos das fábricas e colocam o paciente em primeiro lugar, visando dar continuidade ao tratamento.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

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Agosto, 2024

A Novo Nordisk, reafirmando seu compromisso de transparência com seus pacientes, informa que a partir de 1º de setembro de 2024, não serão aceitos cadastros no programa NovoDia para novos pacientes de Saxenda® (Liraglutida) e a partir de 1º de março de 2025, Saxenda® (Liraglutida) não fará mais parte do programa.

Além disso, para garantir a quantidade necessária para o tratamento contínuo dos pacientes ativos, de setembro de 2024 a março de 2025, a compra de Saxenda® será limitada a 3 caixas, por mês, por paciente, por meio do programa NovoDia. Essa mudança é necessária para que seja possível dar continuidade ao tratamento de pacientes ativos, bem como aos benefícios e estoque dos novos medicamentos que chegam ao mercado, ainda mais modernos e que proporcionam mais conforto e qualidade de vida para os pacientes.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

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Julho, 2024

Em meio aos desafios globais na cadeia de abastecimento de medicamentos, a Novo Nordisk está comprometida em garantir a continuidade do tratamento para pessoas com hemofilia, inclusive no Brasil. Embora estejamos priorizando nossas obrigações contratuais existentes para pacientes em terapia com NovoSeven® 1 mg e 2 mg, problemas de fabricação não relacionados à segurança do medicamento e atrasos no processo de embalagem, bem como restrições de capacidade, causarão escassez intermitente de NovoSeven® 1 mg e 2 mg ao longo de 2024.

Nosso foco é minimizar o impacto para os pacientes que usam nossos produtos, trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde locais, de acordo com os requisitos regulatórios locais, e informando prontamente as comunidades médica e de pacientes sobre a situação, conforme as regulamentações locais. Compreendemos a preocupação significativa que essa situação pode causar aos pacientes, suas famílias e profissionais de saúde. Estamos comprometidos em continuar nosso apoio à comunidade de pacientes e garantir a disponibilidade dessas terapias essenciais.

Durante o período de escassez do medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com o aconselhamento médico. Além disso, o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da Novo Nordisk está disponível em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou por e-mail: sac.br@novonordisk.com.

A prioridade da Novo Nordisk é cuidar da saúde e do bem-estar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos, a companhia seguirá trabalhando para oferecer cuidados adequados às pessoas com hemofilia e garantir a continuidade e melhoria de seu tratamento.

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Junho, 2024 

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que haverá disponibilidade intermitente da apresentação de Ozempic® 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda maior que a prevista. Importante ressaltar que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda com disponibilidade de Ozempic®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

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Maio, 2024

Tendo em vista os desafios globais na cadeia de suprimentos de medicamentos, que afeta diretamente o abastecimento de insulinas em todo o mundo, a Novo Nordisk tem dedicado esforços para garantir a manutenção do tratamento aos pacientes com diabetes em mais de 170 países, incluindo o Brasil.

Num mercado com cada vez menos fornecedores de insulina, a companhia está aumentando a sua capacidade de produção por meio da ampliação de todas as suas fábricas ao redor do mundo e realiza a modernização de suas linhas de produção, ao mesmo tempo em que mantém investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, e busca expandir o seu portfólio de insulinas através de ofertas inovadoras.

Para garantir eficiência e abrir espaço de produção, a Novo Nordisk tem realizado diversas mudanças em seu portfólio, com o objetivo de reduzir os impactos para os pacientes com diabetes. Essas mudanças visam uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de desabastecimento.

Diante deste cenário desafiador, a companhia comunica que, a partir do mês de julho, haverá indisponibilidade no fornecimento, via farmácia popular e redes de farmácias, para os medicamentos Novolin® R (insulina regular) e Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), ambos com apresentação em frasco, com previsão de perdurar pelo segundo semestre de 2024. É importante destacar que esta restrição não tem relação com qualquer problema de qualidade ou segurança do produto.

Durante o período de escassez deste medicamento, os pacientes afetados poderão buscar alternativas terapêuticas, de acordo com orientação médica. Além disso, o SAC da Novo Nordisk fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

A Novo Nordisk tem como prioridade o cuidado com a saúde e o bemestar de todos aqueles que confiam e dependem de seus produtos e se mantém trabalhando para oferecer o cuidado adequado às pessoas com diabetes e possibilitar a continuidade e a melhoria de seu tratamento.

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Maio, 2024

A Novo Nordisk respeitosamente vem informar que está avançando no processo de descontinuação da produção e comercialização do medicamento Levemir® (em sua versão FlexPen) no Brasil, conforme informado previamente às autoridades sanitárias e à comunidade.

Adicionalmente, informamos que poderá haver indisponibilidade do medicamento no mercado privado a partir da segunda quinzena de maio de 2024, devido aos desafios da cadeia global de suprimentos, conforme também já comunicado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo a legislação vigente (RDC 18/2014).

Cabe ressaltar que todos os contratos já firmados com o poder público serão honrados nos prazos estabelecidos, e que todas as unidades disponíveis para venda ou em posse dos pacientes poderão ser utilizadas normalmente, até a data de vencimento.

A Novo Nordisk reitera que segue inovando e oferecendo um conjunto de terapias para o cuidado às pessoas com diabetes, fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em saúde, que possibilitam a continuidade e a melhoria do tratamento para os usuários de Levemir®, através de alternativas terapêuticas inovadoras.

Em caso de dúvidas ou informações adicionais, o SAC Novo Nordisk Brasil está à disposição pelo telefone 0800 014 44 88 (ligação gratuita) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

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Abril, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica a normalização no abastecimento de NovoRapid® FlexPen® X 1 caneta no mercado brasileiro desde 1o de abril de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações, como pontos de venda e distribuidores com disponibilidade NovoRapid®, podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo email sac.br@novonordisk.com.

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Março, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, diante do compromisso contínuo em garantir segurança e alta qualidade no tratamento a seus pacientes, informa que atualizou o tipo de agulha fornecida para aplicação do medicamento Ozempic® . Seguindo as normas regulatórias brasileiras, informamos à ANVISA que as agulhas Novofine® Plus disponibilizadas na embalagem de Ozempic® seriam substituídas por agulhas Novofine® . As primeiras caixas do produto que já apresentam essa mudança chegaram ao Brasil em janeiro de 2024.

É importante ressaltar que o cartucho, rótulo e caneta de Ozempic® não sofreram alterações, assim como sua prescrição.

A diferença entre os dois modelos se restringe apenas ao formato da agulha e da tampa, sem qualquer impacto na administração do medicamento ou no tratamento para o paciente. A Novo Nordisk recomenda aos profissionais de saúde e aos pacientes que leiam atentamente as informações fornecidas na bula e sigam as orientações de uso adequado para garantir o máximo benefício do tratamento.

A atualização foi realizada após uma cuidadosa avaliação e notificação prévia à ANVISA, assegurando que todos os requisitos regulatórios sejam integralmente atendidos.

Em caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk, profissionais de saúde e pacientes podem obter informações (inclusive sobre como reconhecer se o produto é legítimo) no site www.novonordisk.com.br, bem como entrar em contato através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (0800 014 44 88 ou sac.br@novonordisk.com). 

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Fevereiro, 2024

A Novo Nordisk, empresa líder global em saúde, informa que, a partir de março de 2024, o medicamento Tresiba Flextouch® passará a ser comercializado em embalagem com cinco canetas, e não mais uma unidade por embalagem. Posologia, instruções de uso e o valor do medicamento por caneta permanecerão os mesmos. A caixa com cinco unidades será vendida a R$ 740,00. Em casos de dúvidas, é recomendado que o paciente converse com seu médico. A decisão da mudança foi tomada após avaliação criteriosa para definir a melhor alternativa que trouxesse o menor impacto na jornada de tratamento dos pacientes. Priorizou-se garantir o fornecimento sem alterar o preço do produto unitário, visando uma programação do tratamento por um período maior e a redução nos riscos de abastecimento que afetam a cadeia global de suprimentos de medicamentos. 

Com este cenário desafiador, a Novo Nordisk adotou uma forma mais célere de distribuição do medicamento, por meio de uma linha de produção de 5 canetas ao invés de 1. A mudança visa aumentar a velocidade de produção do medicamento e se alinha a uma decisão operacional global da empresa, inclusive reduzindo seu impacto ambiental, com a diminuição considerável na utilização de papel em bulas e embalagens. A Novo Nordisk compreende que tal mudança impõe desafios, mas reforça que buscou, dentro de suas possibilidades, a alternativa de menor impacto para os pacientes. 

A companhia mantém o Novo Dia, programa de suporte ao paciente com condições de compra diferenciadas para todo o tratamento. Oferece também suporte por meio de equipe multidisciplinar, materiais educativos e outros benefícios sem custo para auxiliar na jornada de tratamento do diabetes. Para participar, basta se cadastrar no site do programa (Cadastro - Faça parte do Programa NovoDia e ganhe Vantagens). É necessário ter em mãos a prescrição (receita médica) e fornecer alguns dados pessoais (os quais serão processados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).  

Usuários também podem consultar as regras e políticas de parcelamento oferecidas pelas redes de farmácias. 

O prazo de validade de Tresiba, antes do uso é de 30 meses, se armazenado sob refrigeração (temperatura entre 2 °C e 8 °C), distante do compartimento do congelador. É importante ressaltar que a abertura da caixa para retirada de uma caneta, não diminui o prazo de validade das demais presentes na caixa. 

Ao iniciar o uso da caneta, ela terá duração de até 56 dias, desde que armazenada corretamente em temperatura ambiente, abaixo de 30 °C ou sob refrigeração entre 2 °C e 8 °C.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Pacientes podem ocasionalmente não encontrar Tresiba em algum ponto de venda por conta deste processo de mudança, mas a distribuição está normalizada e seguirá em março já na nova embalagem, com cinco unidades. Caso tenha dificuldades de encontrar o produto o SAC da Novo Nordisk poderá indicar distribuidores que possuem estoque.

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Janeiro, 2024

Como fornecedora responsável e sempre preocupada com a saúde e segurança de seus pacientes, a Novo Nordisk comunica que o fornecimento de GlucaGen® HypoKit está com a disponibilização normalizada no mercado brasileiro desde janeiro de 2024.

A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas.

Mais informações podem ser obtidas com o SAC da Novo Nordisk pelo telefone 0800 014 44 88 ou pelo e-mail sac.br@novonordisk.com.

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