São Paulo, 5 de maio de 2025 – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 10 medicamentos em países de baixa e média renda é falsificado, o que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Por isso, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio), a Novo Nordisk, comprometida com a segurança dos pacientes e o bem-estar da população, lança o movimento #TôFora, para alertar a população sobre os riscos do consumo de medicamentos irregulares e sem a devida recomendação e acompanhamento médico. A iniciativa conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e de mais de 20 organizações da sociedade civil e associações de pacientes.
A empresa mapeou os principais fatores que levam as pessoas à automedicação e ao consumo de medicamentos irregulares, incluindo o baixo custo, a busca por pertencimento e a promessa de resultados “milagrosos”. Oferece orientação para identificar situações de possíveis irregularidades para a saúde da população, sobretudo aos públicos mais suscetíveis a esse tipo de risco — ou seja, pessoas mais expostas a essas influências, incluindo aquelas interessadas em saúde, bem-estar, beleza, vida fitness e em condições como obesidade e sobrepeso. A campanha também busca alcançar todos que, de alguma forma, possam ter sido induzidos ao erro e adquirido produtos irregulares.
“A promessa por soluções rápidas e acessíveis movimenta o mercado de medicamentos irregulares e falsificados, mas os riscos à saúde são incalculáveis e nós precisamos alertar a população. Como líderes globais em saúde, reconhecemos nossa responsabilidade em combater esse problema por meio da conscientização e da informação, reforçando a importância da recomendação e do acompanhamento médicos, além de orientar os públicos mais vulneráveis sobre a necessidade de verificar a procedência dos medicamentos para garantir tratamentos seguros e eficazes ", afirma Isabella Wanderley, gerente geral da Novo Nordisk.
A campanha será desenvolvida para estabelecer credibilidade sobre o tema e oferecer orientação para segurança dos pacientes. O conteúdo será distribuído nas redes sociais e em veículos de mídia, com o objetivo de alcançar o público em momentos de busca por informações e de decisão de compra.
Além disso, será criada uma página no site da Novo Nordisk, para a qual a audiência será direcionada, reunindo informações de qualidade, como: diferenças entre medicamentos irregulares e falsificados, formas de identificar irregularidades, alertas sobre riscos à saúde, orientações sobre o que fazer em casos suspeitos, além das ações e do compromisso da empresa com a segurança dos pacientes.
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2,5 mil funcionários e está presente com um escritório administrativo em São Paulo (SP) e um site produtivo em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Contato para mais informações
Imprensa
Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bcw-global.com
Bruno Soares
11 98953-1486
bruno.soares@bcw-global.com
Ana Claudia Sniesko
11 94058-4926
ana.sniesko@bcw-global.com
Fabiana Delgado
11 99104-2139
fabiana.delgado@bcw-global.com
Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bcw-global.com
Amanda Mendes
amanda.mendes@bcw-global.com
Camila Cardoso
11 91278-7338
caif@novonordisk.com
Ellen Pacheco
11 93762-7233
enps@novonordisk.com