São Paulo, 15 de julho de 2025 – A Novo Nordisk, líder global em saúde e referência no tratamento do diabetes e da obesidade, dá início à segunda fase da campanha #TôFora, ampliando seu movimento de conscientização sobre os riscos do uso de medicamentos irregulares. O novo foco da iniciativa são as cópias irregulares manipuladas de semaglutida que replicam os medicamentos da empresa, como Ozempic®, Wegovy® e Rybelsus®, manipulados fora dos padrões sanitários, sem comprovação científica e que utilizam de forma indevida as marcas registradas da empresa como apelo comercial.
A iniciativa ganha força diante de um cenário preocupante: segundo estudo de social listening realizado em parceria com a Nexus, empresa de pesquisa e inteligência de dados da FSB Holding, 50% das pessoas que buscam informaçõessobre preço e prescrição dos medicamentos análogos de GLP-1 GLP-1 (hormônio natural que regula os níveis de açúcar no sangue e o apetite) via buscadores na internet, fazem referência direta às versões irregulares. Além disso, os dados apontam que,somando as mençõessobre medicamentos manipulados no Facebook, Instagram, X e YouTube, entre setembro de 2024 e abril de 2025, 46% das publicações não citam a necessidade de prescrição médica.
Por isso, a campanha alerta para os riscos do uso de versões manipuladas de semaglutida que não possuem comprovação científica nem seguem os padrões sanitários estabelecidos pela Anvisa. Além da falta de estudos e certificações, a iniciativa denuncia práticas ilegais adotadas por algumas farmácias, como a produção em larga escala, a venda de dosagens idênticas às dos medicamentos originais e a oferta em formatos não avaliados — como pellets, chips e comprimidos. Tais condutas representam sérios riscos à saúde e não se enquadram na regulamentação vigente para a manipulação magistral. Vale destacar que medicamentos manipulados podem, sim, ser uma alternativa segura e válida quando não há uma versão industrializada com a dosagem ou formulação específica para aquele paciente e são preparados por farmácias autorizadas, com insumos de qualidade, e dentro das normas da Anvisa - neste caso, configurando manipulação magistral de forma devida.
“O sucesso das novas medicações para o tratamento da obesidade está motivando o surgimento de um mercado paralelo de semaglutida manipulada, que não segue os critérios das autoridades sanitárias e, muitas vezes, utiliza indevidamente marcas registradas ou alega, de forma ilegal, serem cópias idênticas dos tratamentos originais”, afirma Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil.
Por isso, a executiva reforça a importância de alertar a população sobre os riscos associados às cópias manipuladas, que não seguem os padrões sanitários estabelecidos pela Anvisa e nem possuem garantia de eficácia. “A Novo Nordisk é a única detentora de medicamentos à base de semaglutida aprovados pela Anvisa no Brasil, com quase uma década de uso seguro e comprovado por evidências científicas. Diante desse cenário, como líderes globais em saúde, assumimos o compromisso inegociável de enfrentar esse desafio com uma comunicação clara e eficaz, baseada na conscientização e na informação qualificada”, completa.
A iniciativa reforça que a farmácia de manipulação, regulamentada pela Anvisa, é uma atividade legítima quando empregada para formulações personalizadas mediante prescrição médica, respeitando o princípio da individualização terapêutica. “A produção e comercialização em larga escala de cópias idênticas aos medicamentos industrializados da Novo Nordisk não se enquadra nesse princípio e contraria a legislação vigente. Além disso, a semaglutida é protegida por patente exclusiva da Novo Nordisk no Brasil até 2026, o que impede a fabricação, reprodução ou comercialização do princípio ativo por terceiros sem autorização formal”, finaliza Mattar.
Com presença robusta nas redes sociais e uma página dedicada no site oficial — para onde a audiência será estrategicamente direcionada — a campanha #TôFora oferece um hub de informações confiáveis e de alta relevância. Nesse espaço, o público encontra conteúdos que esclarecem as diferenças entre medicamentos irregulares e falsificados, orientações para identificar sinais de irregularidades, alertas precisos sobre os riscos à saúde e recomendações claras sobre como proceder diante de suspeita
Paralelamente, a Novo Nordisk opera canais ativos de denúncia e monitoramento global, colaborando de forma integrada com as autoridades competentes para coibir práticas irregulares e assegurar a proteção da saúde da população.
A campanha #Tô Fora visa alertar a população sobre práticas irregulares e o uso indevido de medicamentos manipulados, irregulares e falsificados. O objetivo do movimento é informar a população, combater a desinformação e promover o uso de medicamentos aprovados, com prescrição e acompanhamento médico. A campanha oferece informações confiáveis para identificar sinais de irregularidades e recomendações para a segurança e saúde dos pacientes. Para conhecer mais sobre a campanha, acesse www.novonordisk.com.br/seguranca-dopaciente/produtos-irregulares.html. Acompanhe a campanha nas redes sociais da Novo Nordisk: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e com sede na Dinamarca. Nosso propósito é impulsionar mudanças para derrotar doenças crônicas graves, inspirados pela nossa história centenária relacionada ao diabetes. Fazemos isso sendo pioneiros em descobertas científicas, expandindo acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, até mesmo, curar doenças. A Novo Nordisk emprega mais de 72 mil pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 nações. No Brasil desde 1990, a empresa conta atualmente com mais de 2 mil funcionários. Está presente em dois estados, com um escritório administrativo em São Paulo (SP) e um site produtivo em Montes Claros (MG). Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br e siga nossos perfis oficiais nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Contato para mais informações
Imprensa
Gabriela Castilho
16 99349-5102
gabriela.castilho@bcw-global.com
Ana Sniesko
11 94058-4926
ana.sniesko@bcw-global.com
Bruno Soares
11 98953-1486
bruno.soares@bcw-global.com
Fabiana Delgado
11 99104-2139
fabiana.delgado@bcw-global.com
Janaina Lira
11 96282-1361
janaina.lira@bcw-global.com
Amanda Mendes
amanda.mendes@bcw-global.com
Ellen Pacheco
11 93762-7233
enps@novonordisk.com
Camila Cardoso
11 91278-7338
caif@novonordisk.com