A saúde dos pacientes é a nossa prioridade: apenas os produtos originais da Novo Nordisk (OzempicⓇ, RybelsusⓇ e WegovyⓇ) possuem estudos de segurança, qualidade e eficácia aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fique atento e evite riscos à saúde!
Na legislação brasileira, as farmácias de manipulação estão autorizadas somente a produzir medicamentos em apresentações que não podem ser encontradas comercialmente nas fármacias convencionais. Essa produção é autorizada a partir de uma prescrição de profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado.
Por isso, a Anvisa proíbe que as farmácias de manipulação produzam e comercializem cópias manipuladas em apresentações exatas (iguais às disponíveis nas farmácias convencionais) de Ozempic, Wegovy e Rybelsus. Elas também não podem produzir esses medicamentos em larga escala.
Além disso, no caso da semaglutida, existe uma diferença entre as que são geralmente usadas pelas farmácias de manipulação (sintética) e pela Novo Nordisk (biológica). Apenas a semaglutida da Novo Nordisk possui certificado de boas práticas de fabricação emitido pela ANVISA.
A Novo Nordisk não fornece nem vende o princípio ativo semaglutida para farmácias de manipulação ou a outros fabricantes.
Atualmente não há pesquisas clínicas ou estudos válidos e aprovados pela ANVISA que comprovem a eficácia e a segurança de semaglutida sintética.
Além disso, a forma pela qual a semaglutida é tomada também importa. O dispositivo da Novo Nordisk, a caneta de aplicação, e mesmo o comprimido, possuem tecnologias próprias que não estão disponíveis para as farmácias de manipulação.
Por isso, ampôlas, pellets absorvíveis, fitas, adesivos, chips ou implantes e até mesmo comprimidos de semaglutida manipulada não têm comprovação de eficácia e segurança avaliadas e aprovadas pela ANVISA.
A semaglutida sintética, geralmente utilizada por farmácias de manipulação, segue processos de produção diferentes da semaglutida biológica fabricada pela Novo Nordisk. Esses processos de manipulação não passam por avaliação rigorosa dos órgãos sanitários, e desta forma, não há uma avaliação de pureza, estabilidade e consequente garantia da qualidade. Isso significa que podem existir impurezas, variações na composição e falhas na conservação, que comprometem a eficácia e a segurança do medicamento.
Além disso, a forma como o medicamento é administrado também faz diferença. A caneta injetora e os comprimidos desenvolvidos pela Novo Nordisk utilizam tecnologia específica para liberação controlada e adequada absorção, além de exigirem condições especiais de armazenamento, como transporte em câmara fria, que nem sempre são reproduzidas pelas farmácias de manipulação, tendo em vista sua estrutura física e operacional.
Por isso, formas manipuladas de semaglutida, como ampolas, adesivos, chips ou comprimidos, não possuem comprovação científica de eficácia nem segurança avaliada e aprovada pelos órgãos reguladores.
A manipulação de cópias de semaglutida constitui ainda uma infração de patente. A Novo Nordisk detém a patente exclusiva da semaglutida no Brasil até 2026.
Para evitar riscos à população, estamos monitorando de perto os casos de comercialização irregular de semaglutida manipulada em todo o mundo. Continuaremos a denunciar a disseminação de informações falsas e enganosas sobre semaglutida, incluindo promessas de medicamentos “personalizados”.
Nosso objetivo é proteger os pacientes.
Canais de informações para o caso de dúvidas sobre os produtos da Novo Nordisk:
www.novonordisk.com.br
sac.br@novonordisk.com
0800 014 44 88, de segunda à sexta, das 8h às 17h
Contra medicamentos irregulares e pelo tratamento seguro.
Saiba mais
Nem todo produto manipulado é irregular. No Brasil, a manipulação é regulamentada pela Anvisa e farmacêuticas podem produzir legalmente medicamentos personalizados e sob demandas individuais e específicas, conforme prescrição de profissional habilitado.
São produtos preparados por farmácias de manipulação, geralmente sob prescrição médica, que alegam ser cópias dos medicamentos da Novo Nordisk, como OzempicⓇ, RybelsusⓇ e WegovyⓇ, para atender a diversas finalidades, frequentemente relacionadas ao emagrecimento.
Nem online, nem presencialmente. As formulações manipuladas que afirmam conter semaglutida, como as falsas versões genéricas de medicamentos da Novo Nordisk, como Ozempic®, Rybelsus® e Wegovy®, são vendidas indiscriminadamente. Apenas semaglutida da Novo Nordisk tem certificado de boas-práticas de fabricação aprovado pela Anvisa.
Não. A Novo Nordisk não fornece, não vende e não autoriza o fornecimento da semaglutida para farmácias de manipulação ou qualquer outro fabricante em nenhum lugar do mundo. No Brasil, a Novo Nordisk é a única empresa com aprovação da Anvisa de segurança, eficácia e qualidade para comercializar esse princípio ativo.
As formulações manipuladas não são submetidos pelos rigorosos testes de eficácia, segurança e qualidade exigidos para produtos industrializados. Isso cria um risco significativo à saúde, podendo resultar em:
Dosagens imprecisas (seja em excesso ou em falta).
Ineficácia do tratamento.
Contaminação por impurezas.
Reações adversas imprevisíveis.
Riscos graves à saúde.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) já se posicionaram sobre os riscos de medicamentos alternativos e manipulados que dizem ter semaglutida. As entidades reforçam a questão duvidosa de segurança, eficácia e qualidade.
Não. O princípio ativo semaglutida original não é disponibilizado em formatos como injeções em frascos multidose (fora dos sistemas de aplicação preenchidos originais, como as canetas de OzempicⓇ e WegovyⓇ), cápsulas orais (a não ser o Rybelsus®), pellets absorvíveis, fitas, chips ou implantes.
Atualmente, os medicamentos da Novo Nordisk que contêm semaglutida e aprovados pela Anvisa são:
Ozempic®: Semaglutida injetável (0,25 mg, 0,5 mg e 1 mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável. Indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2 insuficientemente controlado.
Rybelsus®: Semaglutida oral em comprimidos (3 mg, 7 mg e 14 mg). Indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado.
Wegovy®: Semaglutida injetável (0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg) em sistema de aplicação preenchido, multidose e descartável. Indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos com obesidade ou sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.
1. Wegovy® [package insert]. Plainsboro, NJ: Novo Nordisk Inc.
2. Ozempic® [package insert]. Plainsboro, NJ: Novo Nordisk Inc.
3. Hach M, Dorthe Kot Engelund, Mysling S, et al. Impact of manufacturing process and compounding on properties and quality of follow-on glp-1 polypeptide drugs. Pharmaceutical Research. Published online October 8, 2024. 10.1007/ s11095-024-03771-6
4. Hach M, Dorthe Kot Engelund, Mysling S, et al. Impact of manufacturing process and compounding on properties and quality of follow-on glp-1 polypeptide drugs. Pharmaceutical Research. Published online October 8, 2024. 10.1007/ s11095-024-03771-6
5. U.S. Food and Drug Administration (FDA). FDA alerts health care providers, compounders and patients of dosing errors associated with compounded injectable semaglutide products. Disponível em: https://www.fda.gov/drugs/human-drug-compounding/fda-alerts-health-care-providers-compounders-and- patients-dosing-errors-associated-compounded. Acessado em maio 2025.